quinta-feira, 21 de junho de 2018

ABQM apresenta regras em vaquejadas que garantem o bem estar dos animais

vaquejada - puxando o boiA vaquejada nordestina está cada vez mais preparada para proteger a saúde dos animais e assim, assegurar seu lugar como esporte regional, mantendo as características de uma cultura tradicionalmente criada pelo vaqueiro nordestino. Após vários estudos e deliberações, a Associação Brasileira do Quarto de Milha, apresenta as principais regras para garantir o bem estar de cavalos e bois que participam das festas.
Já há algum tempo, as festas vem sendo monitoradas e recebem acompanhamento de especialistas como veterinários e zootecnistas para fiscalizar e punir todo aquele que promover maus tratos aos animais. A fiscalização é feita nas pistas de corrida e imediatamente após o desempenho dos concorrentes. Os profissionais acompanham cada animal para conferir se há algum ferimento ou doença.
Dessa forma, foi criado um manual com regras específicas que servem como prática e controle durante a realização de uma vaquejada. Portanto, acompanhe abaixo os instrumentos de garantia do bem-estar dos animais.
1º   Nenhum cavalo ou boi pode apresentar ferimento, mesmo que superficial;
2º   Quem viola as regras é punido de forma severa;
3º  É proibido puxar o boi diretamente pela cauda. Usa-se um protetor que evita lesões no animal;
4º  Cada boi participa de uma única vaquejada;
5º  Além dos juízes oficiais, veterinários fiscalizam o bem-estar animal;
6º  A vaquejada, manifestação cultural bicentenária, é opção de lazer para milhares de pessoas e garante o sustento de milhares de famílias;
7º Criadores, proprietários e atletas tratam os animais com muito carinho;

8º A ABQM defende a vaquejada e os esportes equestres no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal.

Nenhum comentário: