quinta-feira, 14 de junho de 2018

Explicações para a queda dos frutos jovens do coqueiro

coco jovemA queda dos frutos jovens do coqueiro é um dos mais importantes problemas que afetam as plantações do Brasil. Segundo a pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Joana Maria Santos Ferreira, existem vários fatores que determinam a causa da queda dos frutos jovens do coqueiro. Plantações sujeitas a períodos de baixas radiação solar e temperatura; períodos prolongados de seca, ocasionando o estresse hídrico,  e períodos com quedas bruscas de temperaturas são propícias a apresentar problemas na frutificação das plantas.
Segundo a pesquisadora, “É comum a planta em estresse emitir um grande número de flores femininas. Esse excesso na emissão faz com que muitas destas não sejam fecundadas e, não havendo fecundação, entram em processo de abortamento natural, quando adquirem coloração marrom-escura, secam e ficam presas no cacho”, explica a pesquisadora.

A queda de frutos novos também é determinada em função dos danos causados por pragas, como insetos, ácaros, doenças, agentes que, ao atacarem uma estrutura vegetal, deixam marcas que denunciam sua presença, a exemplo de dejetos presos em fios de seda, galerias, necroses, manchas, podridões etc., sintomas específicos de cada espécie/doença e diferentes do secamento dos frutos.

Nenhum comentário: