quarta-feira, 20 de junho de 2018

Emater-RN realiza oficina de ensilagem em Lagoa de Velhos



A Emater-RN em parceria com a Secretaria de Agricultura de Lagoa de Velhos promoveram uma Oficina de Silagem para os agricultores familiares do município. A oficina foi realizada na agrovila São Pedro, em Pedro Velho, na última sexta-feira (15).
Participaram da capacitação 30 produtores dos municípios de Lagoa de Velhos, Barcelona e Ruy Barbosa, os agricultores fazem parte dos projetos do MAPA e Dom Helder Câmara executados pela Emater-RN.
O objetivo da oficina foi capacitar os agricultores sobre a importância de ter uma reserva estratégica de alimentos em sua propriedade, que servirá para suprir o rebanho nos meses mais críticos do ano, onde a pastagem e pouca e de baixa qualidade nutricional.
O evento serviu para mostra aos produtores de forma teórica e prática as vantagens que a unidade produtiva terá com bom planejamento e criações de reserva estratégica de forragens. Durante a oficina, foram apresentados os seguintes temas:     Armazenamento de alimento (silagem) para os períodos mais seco do ano; Comercialização do excedente da silagem que foi produzida; Importância do planejamento estratégico da produção na propriedade e a Técnica de baixo custo para o produtor.
O objetivo da Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER é de melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção e dos mecanismos de acesso às políticas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar.
Os técnicos da Emater-RN, Lailson Cavalcante, zootecnistas; Francisco Evangelista, Téc. Agropecuária e André Guedes, Engenheiro Agrônomo, durante o evento, enfatizaram a importância capacitação dos produtores com técnicas e tecnologias de convivência com o semiárido para mostrar que existe a opções de convivência com fenômeno climático que é a seca.

Nenhum comentário: