terça-feira, 26 de junho de 2018

Girolando e Embrapa Gado de Leite divulgam sumários de touros e vacas

O Sumário de Touros do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) passou a contar com 127 touros avaliados no teste de progênie. Foram incorporados à publicação de 2018 novos 27 touros, um número recorde para o Programa. A divulgação do Sumário ocorreu no dia 21 de junho, durante a Megaleite, realizada em Belo Horizonte. Para a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Marta Martins, o número de novos touros incorporados ao Sumário cresceu 27% em relação à 2017. “Esse aumento reflete o esforço da Associação dos Criadores em divulgar a raça, cuja importância para a cadeia produtiva nacional cresceu significativamente nos últimos dez anos”, diz a pesquisadora.
Junto com o Sumário de Touros, Embrapa e Girolando também lançaram a publicação Top 1.000 Vacas Girolando, um ranking que traz as mil vacas com o maior valor genético para a produção de leite da raça e publicado desde 2013. “A tecnologia genômica foi incorporada definitivamente à avaliação das fêmeas da raça, proporcionado ao produtor maior número de informação para realizar o melhoramento genético do seu rebanho”, afirma Marcos Vinícius Silva, coordenador técnico do Programa de Melhoramento Genético do Girolando e pesquisador da Embrapa.
A avaliação genética proporciona a correção e o aprimoramento das estimativas de parentesco e o aumento das confiabilidades das predições de valores genéticos, permitindo que a seleção de animais geneticamente superiores para que a produção de leite seja feita de forma ainda mais eficiente. “Isso nos permite projetar ganhos genéticos ainda mais substanciais nos anos próximos anos”, diz o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins.
Parceria – Paulo Martins ressalta que a parceria público-privada entre a Embrapa Gado de Leite e a Girolando, que completa 21 anos em 2018, contribui para a transformação da pecuária de leite brasileira: “Contabilizando os dez anos mais recentes, tivemos um aumento de mais de 40 kg de leite, por ano de nascimento, nos valores genéticos médios das fêmeas”. O registro oficial da raça Girolando pelo Ministério da Agricultura, ocorreu em 1996. No ano seguinte teve início a parceria entre Embrapa e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando para o desenvolvimento das ações de melhoramento genético da raça. Para a elaboração dos sumários, atua um grande número de profissionais de diversas áreas do setor produtivo e campos da ciência.
O teste de progênie é um trabalho complexo, que envolve o registro dos dados em campo e prospecção, organização e administração dos rebanhos colaboradores pela Girolando. O tratamento, armazenamento e análise de dados, além da efetiva produção do sumário, é realizado pela Embrapa e a Girolando. “As metodologias científicas, empregadas para a geração dos resultados divulgados no Sumário, impactam grandemente no progresso genético da raça Girolando e solidificam a liderança do Brasil no melhoramento de bovinos de leite no mundo tropical”, conclui o chefe-geral.

Embrapa Gado de Leite 

Nenhum comentário: