sexta-feira, 29 de junho de 2018

Praga na agricultura pode levar 300 milhões à fome na África, alerta ONU

Lagarta-do-cartucho atinge 22 milhões de quilômetros quadrados e pode comprometer 20% da produção de milho do continente


lagarta-cartucho (Foto: Divulgação/Aprosoja-MT)
A lagarta do cartucho já atinge uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados de campos de milho e sorgo na África e tem potencial de levar cerca de 300 milhões de pessoas à situação de fome. O alerta é da Organização das Nações Unidas (ONU), que reforçou o apelo por ajuda internacional para agricultores africanos lidarem com a praga. Estima-se que apenas dez países no continente não tenham sido atingidos.
A ideia da ONU é envolver pelo menos 500 mil agricultores africanos na iniciativa de apoio. Nos cálculos da instituição, seriam necessários US$ 23 milhões para bancar o apoio à agricultura local, de acordo com Gustavo González, diretor da Divisão de Mobilização de Recursos da FAO, o órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Estimativas apontam ainda que pelo menos 20% da produção anual de milho estariam sob risco por causa da lagarta do cartucho. Seriam um déficit de 16 milhões de toneladas, com perdas equivalentes a US$ 5 bilhões. Os pequenos agricultores seriam os mais afetados.

“Qualquer dano adicional causado pela praga teria consequências drásticas na vida de dezenas de milhões de produtores da região subsaariana”, diz a FAO.

Nenhum comentário: