quarta-feira, 20 de junho de 2018


Mandioca

Embrapa levanta demandas tecnológicas para a cadeia produtiva da mandioca

Pará colheu cerca de 300 mil hectares de mandioca, é a maior área plantada e colhida dessa cultura no Brasil
Por:
     
Produtores, representantes de órgãos de controle e fiscalização e do poder público reuniram-se com técnicos e gestores da Embrapa, nessa quinta (14) na sede da instituição, para identificar as principais demandas tecnológicas para a cadeia produtiva da mandioca no estado do Pará. As necessidades do segmento produtivo vão do campo à mesa do consumidor: melhoramento genético, tratos culturais, pós-colheita e processamento de produtos derivados da mandioca.

O Pará colheu, em 2017, cerca de 300 mil hectares de mandioca, é a maior área plantada e colhida dessa cultura no Brasil. A produção estadual também é a maior do país, em torno de 4 milhões de toneladas (2017), segundo dados do IBGE. Porém, a produtividade das lavouras paraenses é baixa frente aos estados do Paraná e São Paulo. Enquanto que aqui a produtividade média é de 14 a 15 toneladas por hectare, no Sudeste ela atinge 25 toneladas/hectare. “Quase 100% dos municípios paraenses produzem mandioca, em alguns lugares, a produtividade é muito baixa, chegando no máximo a 8 toneladas por hectare. Isso é comparado a países africanos”, alerta o produtor Benedito Dutra, do município de Tracuateua, no Nordeste Paraense.
O produtor ressalta que somente uma variedade de mandioca mais produtiva não basta. Ele destaca dois pontos que são fundamentais para profissionalizar e melhorar a produção no Estado: genética e tratos culturais. “Precisamos de manivas sementes (que são os materiais para o plantio da mandioca) com mais qualidade genética e mais resistentes a doenças, e também um sistema eficiente de controle de ervas daninhas no campo”, conta o produtor. E continua: “o controle dessa erva representa um custo grande na produção, uma capina manual, por exemplo, custa 3 mil reais por hectare para o bolso do produtor”.

Ele chama a atenção também para a atualização de recomendações técnicas, como espaçamento para o cultivo da mandioca nas propriedades familiares, indicação de adubação, plantio vertical, entre outros pontos. “Esperamos que a pesquisa teste e valide as experiências que já vêm sendo realizadas no campo. O que tem hoje recomendado está defasado”, afirma.
Produtos com mais qualidade e segurança
Para a agrônoma Ana Karen Neves, gerente de Produtos Artesanais de Origem Vegetal da Adepará, a pós-colheita é uma etapa importante para melhorar a qualidade dos produtos derivados da mandioca e garantir melhores preços e mercados ao produtor rural.
A técnica falou sobre a regulamentação dos produtos artesanais de origem vegetal, especialmente os derivados da mandioca, no estado do Pará e os desafios do setor. E apresentou a necessidade de reforçar junto aos produtores um conjunto de boas práticas na produção de farinha, tucupi e maniva, macaxeira e goma. “Nosso trabalho não é somente fiscalizar, e sim orientar os produtores, por isso a parceria com instituições como a Embrapa é imprescindível”, destaca.

As principais necessidades são informações técnicas sobre manipulação, armazenamento e transporte desses produtos. Tecnologias para o processamento de derivados da mandioca também são importantes para o setor, “falta tecnologia para produção de fécula, a maior parte do que consumimos no Pará vem do Paraná”, exemplifica a agrônoma.
A questão dos corantes artificiais na farinha também foi levantada pela técnica, já que o paraense tem preferência pela farinha amarela. A Embrapa vem trabalhando na identificação de variedades de mandioca amarela, combatendo assim o uso de corantes.

Para Bruno Giovany de Maria, gestor de Transferência de Tecnologia da Embrapa no Pará, o momento exige que o centro de pesquisa intensifique sua interlocução com o setor produtivo e a mandioca é uma das culturas de grande importância no estado. “A partir desse levantamento podemos estabelecer metas para inovação ou proposição de pesquisas em função das necessidades dos parceiros e produtores”, disse.
A reunião contou ainda com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e da Secretaria Municipal de Agricultura de Castanhal (Semagri).
NOTA DO BLOG: O Nordeste Brasileiro que foi num passado recente grande produtor de MANDIOCA, hoje continua se arrastando a passos de tartaruga, com um desenvolvimento imperrado por falta de políticas públicas. O nosso RN anda capegando com uma produção tímida, apesar da demanda dos subprodutos crescerem a cada ano. Somos a terra da mandioca. Precisamos sair do trivial e colocar a mandioca em lugar de destaque. Para o bem da nossa economia popular.

Nenhum comentário: