quinta-feira, 28 de junho de 2018

Correção para os preços das culturas de verão                

cultura de verãoA decisão é do Governo Federal que resolveu promover o reajuste com o objetivo de dar segurança aos produtores contribuindo para a decisão de plantio para a próxima safra. O reajuste dos preços mínimos vale para as culturas de verão, regionais e para sementes. O reajuste médio foi de 6,5% para as culturas de verão, com variação entre 1,09% e 26,96%. O arroz longo fino em casca (RS e SC) teve correção de 1,19%, algodão em caroço e em pluma, de 14,59%; feijão cores, de 3,06%; mandioca e derivados, entre 4,12% e 8,82%, leite, de 10,5%; soja, de 2,36%; milho, entre 7% e 11,04% e do café arábica, 2,46%.
Os valores foram fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e fazem parte das medidas anunciadas no Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019, este mês. A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) é um seguro de preço ao produtor a custo zero e “torna-se uma ferramenta relevante na decisão de plantio. Exerce papel de destaque como mecanismo de garantia de parte da receita do produtor, sobretudo, em caso de crise de preços que comprometa a economia da atividade”, salienta o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wilson Vaz de Araújo. O preço mínimo é o valor de referência para operação dessa política.

Os preços mínimos foram definidos, principalmente, com base nos custos variáveis de produção das lavouras, além de considerar outros indicadores de mercado. “Os valores da PGPM refletem os custos na produção agrícola, em um ambiente de baixa inflação”, complementa o secretário.

Nenhum comentário: