segunda-feira, 25 de junho de 2018

ACESSO À ÁGUA >> Iniciativa conquista prêmio como uma das políticas públicas mais exitosas no combate à desertificação e à degradação dos solos no mundo.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé, nuvem, céu, atividades ao ar livre e natureza
No Semiárido brasileiro, a ação constante da sociedade civil organizada e a implementação de políticas públicas efetivas apoiaram uma transformação social vistosa. Milhões de pessoas conquistaram acesso à água para o consumo familiar através de tecnologias simples e eficientes, baseadas no próprio aprendizado tradicional do homem e da mulher do campo, construídas através da articulação comunitária com apoio de organizações sociais e parcerias.
Essa ação, inclusive, conquistou em 2017 o Prêmio Prata de Políticas para o Futuro e foi reconhecida como uma das políticas públicas mais exitosas no combate à desertificação e à degradação dos solos no mundo.
Processos de transformações sociais como este ficam claros no rosto e no sorriso de pessoas como da agricultora Lindalva Santana dos Reis, moradora do município de Passira, no Semiárido pernambucano, que recebeu sua cisterna há 15 anos. "Mudou muita coisa boa pra mim, pois eu ia buscar água longe, nos barreiros, e depois dessa cisterna acalmou tudo! Minhas filhas se casaram e vieram morar ali em riba e, na época, não tinha onde buscar água e vinham buscar aqui. Uso essa água só pra beber e cozinhar... e dar a quem precisa também!", conta Dona Lindalva.


Nenhum comentário: