terça-feira, 26 de junho de 2018

A preparação para a excelência da reprodução das vacas nelores

vacas neloreO Brasil possui mais de 80 milhões de cabeças de vacas matrizes, a maior parte desses animais é formada por animais de sangue Nelore. Na bovinocultura comercial, em que o bezerro é o objetivo inicial e o boi gordo o produto final, a participação da fêmea é total e a necessidade de boas mães para a produção é uma questão que merece atenção especial em toda propriedade de cria.
É exatamente assim que acontece na fazenda Cibrapa, unidade mato-grossense do criatório Carpa Serrana. Em cada estação de monta, é feito um planejamento específico para a fecundação de 11 mil matrizes Nelore –  que vão parir os bezerros de corte de genética Carpa e as fêmeas que serão apartadas para reposição no grande rebanho.
Todo criatório que prioriza a viabilidade econômica e a melhoria do rebanho bovino promove o descarte automático de matrizes. No geral, as vacas que não emprenharam, as que não produziram leite suficiente para nutrir as crias, as que desmamam bezerros com peso 20% abaixo da média de seus contemporâneos e as que estão com idade considerada avançada (cerca de 10 anos) são retiradas do plantel. Com isso, entre 15% e 20% das fêmeas de um rebanho acabam substituídas por novilhas em idade reprodutiva a cada ano.

A Carpa seleciona Nelore há mais de 40 anos e sempre foi um criatório inovador. A empresa pecuária foi a primeira do Brasil a fazer Transferência de Embriões, realizar abates técnicos na raça Nelore e utilizar receptoras Nelore em seus programas de reprodução assistida. Comandado pelo pecuarista Eduardo Biagi, o trabalho da Carpa é considerado um dos melhores e de mais relevância no Brasil, especialmente quando o assunto é novilho precoce. Com um rebanho de mais de 30 mil cabeças, o criatório ganhou notoriedade por unir o conceito de melhoramento com base em avaliações genéticas ao de seleção morfológica.

Nenhum comentário: