sexta-feira, 29 de junho de 2018

AssessoNutri – Serviço de Assessoria Nutricional remota para pequenos ruminantes


imagem
O AssessoNutri é um serviço de assessoria nutricional remota para pequenos ruminantes que oferece recomendações nutricionais de forma ágil, fácil e barata, graças ao uso de uma tecnologia de ponta para análise de alimentos e a modelos matemáticos que permitem calcular as exigências nutricionais dos animais, nas condições dos sistemas de produção brasileiros.
É através da alimentação que os animais obtêm os nutrientes necessários para sua manutenção, crescimento e produção, mas é importante fornecer esses nutrientes de forma balanceada, para que não haja excessos nem deficiências. O uso de práticas alimentares adequadas pode reduzir em mais de 20% os custos de produção.
Mas como saber quais alimentos e em que quantidades devemos fornecer aos animais? Reunir essas informações pode ser complexo, caro e demorado. Além disso, o balanceamento de rações depende de mão-de-obra especializada, nem sempre disponível.
Através do AssessoNutri, o produtor poderá fornecer aos animais dietas balanceadas específicas para cada fase do ciclo de produção, garantindo que eles recebam todos os nutrientes necessários, com o menor custo possível.

Benefícios

· Válido para animais confinados e em pastejo.
· Permite o monitoramento da disponibilidade de nutrientes no pasto ao longo do ano.
· Reduz os custos de produção associados à alimentação dos animais.
· Possibilita a redução de desperdício de nutrientes.
· Possui acesso facilitado via Internet.
· Fornece recomendações de rações de custo mínimo.
· Tecnologia limpa: realiza análises de composição bromatológica sem geração de resíduos.
· Orienta a correta nutrição dos animais separando-os por categoria e objetivo de produção.

Como participar

Produtores individuais e associações de produtores

Produtores de caprinos e ovinos podem aderir ao serviço de forma individual ou coletiva, optando por duas modalidades de laudo nutricional:
1) laudo customizado, com recomendações nutricionais específicas para cada lote de produção;
2) laudo de zoneamento microrregional da qualidade dos pastos, com recomendações nutricionais para diferentes categorias de animais.
Selecionada a modalidade de serviço, o produtor precisa apenas seguir as instruções para envio de amostra de fezes dos animais e, opcionalmente, dos alimentos que serão utilizados em sua alimentação para o laboratório credenciado mais próximo. O prazo de atendimento é de até três dias úteis após o recebimento das amostras pelo laboratório. Os custos de adesão variam de acordo com o número de recomendações solicitadas: quanto maior o número de solicitações, menores são os custos de adesão.

Órgãos governamentais

Instituições públicas podem aderir ao serviço por meio de sua inclusão em política pública específica. A modalidade de serviço disponível, nesse caso, é a de fornecimento de laudo de zoneamento microrregional da qualidade dos pastos, com recomendações nutricionais para diferentes categorias de animais. Essas recomendações são baseadas em amostras de fezes de animais coletadas em diferentes propriedades rurais, conforme orientações do AssessoNutri, e enviadas para o laboratório credenciado para serem analisadas. Boletins periódicos contendo formulações de rações balanceadas são disponibilizados para acesso de todos os produtores da região de abrangência de política pública.

Contato
cnpc.assessonutri@embrapa.br
Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições. 

Nenhum comentário: