terça-feira, 19 de junho de 2018

      Popular nas festas juninas, milho tem alta produção no país



Estimativas da produção de milho são de 84,5 milhões t em 2018
Canjica, cuscuz, mungunzá, pamonha, pipoca, bolo de fubá são alguns exemplos de pratos típicos muito consumidos nas festas juninas em todo o país. Seu ingrediente indispensável é o milho, que é um dos principais produtos agrícolas brasileiros. As últimas estimativas das safras do grão para este ano, divulgadas em maio pelo IBGE, totalizaram 84,5 milhões t.
De acordo com o gerente do Levantamento do Sistemático da Produção Agrícola, Carlos Alfredo Guedes, “no ano passado, o milho teve uma safra 15,1% maior, e, com isso, o preço do produto caiu. Então o produtor reduziu a área de plantação em 2018”.
A tradição do milho nas festas juninas foi também o assunto do Minuto IBGE desta semana.

O amendoim, outro produto frequente nas festas deste período do ano na forma de pé-de-moleque, paçoca doce, caruru e algumas batidas, vem registrando avanços significativos, com a primeira safra com alta de 1,8% em relação a 2017, enquanto a segunda, 7%.
Regionalmente, segundo a Pesquisa Agrícola Municipal, o Mato Grosso foi o maior produtor de milho, 15,3 milhões t, em 2016. Já o estado que mais produziu amendoim foi São Paulo, com 530 mil t.

Nenhum comentário: