segunda-feira, 4 de junho de 2018

Greve de caminhoneiros parou o agronegócio

Granjas e fazendas de leite contabilizam perdas com falta de ração e colheitas têm sido suspensas. Ouça comentário no CBN Agronegócios


Greve dos caminhoneiros - Porto de Santos (Foto: Fellipe Abreu)
A greve dos caminhoneiros parou o agronegócio e vem causando prejuízos milionários a diversos segmentos da produção rural. Colheitas têm sido suspensas nas lavouras. Nas granjas, a falta de ração tem provocado canibalismo entre aves. Na Bahia, por exemplo, há relatos de caminhões que levavam a alimentação para planteis sendo incendiados.
Na produção leiteira, as vacas que passam dias sem alimentação entram em estado de estresse, além de perder produtividade. A produção de leite deve cair e levar pelo menos 90 dias para voltar ao normal. Os estoques de ração estão quase no fim e não há embalagens para estocar o produto longa vida, que tem que ser descartado.
Em alguns casos, a normalização dos sistemas produtivos pode levar cerca de dois meses, com efeito sobre os preços de produtos. Há a possibilidade de, daqui algum tempo, ser discutida a "inflação da greve dos caminhoneiros".
O impacto dos nove primeiros dias de movimento dos transportadores sobre a agropecuária brasileira foi assunto do CBN Agronegócio.

Nenhum comentário: