quarta-feira, 20 de junho de 2018


Leite

Forte alta nas cotações do leite longa vida em junho

Preço do leite longa vida (UHT) subiu na primeira quinzena de junho, tanto no atacado como no varejo
     
O preço do leite longa vida (UHT) subiu na primeira quinzena de junho, tanto no atacado como no varejo. No atacado, segundo levantamento da Scot Consultoria, o preço médio teve alta de 22,9%, frente à segunda metade de maio, cotado em R$2,92/litro. Este é o maior preço médio desde agosto de 2016. Os preços máximos chegaram a R$3,67 o litro. No varejo, houve alta, mas em menor intensidade que no atacado.

O aumento foi de 10,4% no mesmo período. O preço médio vigente é o maior desde setembro de 2016. Fatores como a entressafra (diminuição na produção da matéria prima (leite cru), mas principalmente os efeitos da greve dos caminhoneiros no final de maio, contribuíram para esta disparada nos preços do leite longa vida.

No período da greve a captação do leite cru (matéria-prima) foi parcialmente ou totalmente interrompida, dependendo da indústria, prejudicando o beneficiamento dos produtos lácteos. Além disso, o escoamento foi afetado causando desabastecimento dos varejistas.

Após a greve, o reabastecimento por parte dos varejistas ocorreu com maior ímpeto na primeira semana. Importante destacar que no final da primeira quinzena a reposição do produto foi menor, mas ainda assim suficiente para dar sustentação às cotações dos produtos lácteos. Com a alta nos preços e também considerando o período do mês (entrada da segunda quinzena) a demanda mostrou sinais de fraqueza. 

Nenhum comentário: