quinta-feira, 7 de junho de 2018

Oferta de alimento a rebanhos do semiárido é tema de Dia de Campo em Sobral (CE)

Adilson Nóbrega - Pesquisador Fernando Guedes (à direita) apresenta alternativas de forrageiras adaptadas ao semiárido no Dia de Campo
Pesquisador Fernando Guedes (à direita) apresenta alternativas de forrageiras adaptadas ao semiárido no Dia de Campo
Garantir oferta de alimento aos rebanhos no semiárido, especialmente nos períodos secos. Foi este o assunto que mobilizou 134 pessoas, entre produtores rurais, técnicos, estudantes e gestores públicos que participaram do Dia de Campo sobre Segurança Alimentar para os Rebanhos do Semiárido, que a Embrapa realizou nesta quarta-feira (6), em Sobral (CE).

Os participantes, que vieram de 15 diferentes municípios, conheceram alternativas de forrageiras adaptadas ao semiárido, oportunidades de plantio em consórcio, técnicas para produção e silagem, além de ferramentas para auxiliar no planejamento e reserva alimentar, como o aplicativo de Orçamentação Forrageira e o Serviço de Assessoria Nutricional Remota para pequenos ruminantes (AssessoNutri). Em destaque, a preocupação de garantir que, nos períodos mais secos, em que há perdas na qualidade nutricional dos pastos nativos, o produtor possa contar com reserva de alimentos para manter índices favoráveis de produtividade dos rebanhos.
Boa parte dos participantes foi de agricultores familiares, como Ana Paula Duarte, de Aracatiaçu (distrito de Sobral), que destacou as informações sobre práticas de silagem como um dos aspectos mais relevantes do evento. “É importante armazenarmos o que temos, pois o pequeno agricultor nem sempre tem recurso financeiro para buscar alimento fora. A silagem facilita mais, deixa nosso rebanho próximo e com uma alimentação saudável, mais forte e preparada”, afirmou ela.
Outro agricultor familiar presente foi José Antônio Araújo, de Massapê (CE), que disse “realizar um sonho” ao conhecer pela primeira vez tecnologias da Embrapa que só via pela televisão ou em revistas. “Vi pela primeira vez este capim-massai, que eu não conhecia, e que parece extraordinário para uma silagem em região seca. Estou feliz e quero botar tudo isso em prática para ser bem sucedido na zona rural onde moro e quero continuar a viver”, frisou ele.
Araújo é um dos produtores rurais assistidos, na região Norte do Ceará, pelo projeto Paulo Freire, parceria do Governo do Estado do Ceará com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e que conta, a partir deste ano, com cooperação da Embrapa para capacitação de técnicos e transferência de tecnologias. “O que vimos hoje aqui é importante para conduzirmos os planos de investimento produtivo, que vão apoiar sistemas de produção familiares no semiárido. É um conhecimento muito apropriado para onde vivemos”, avaliou Tiago Gomes, zootecnista que atua no projeto junto a 16 municípios da região Norte do Ceará.
Tecnologias para convivência com semiárido
Além de agricultores familiares, o Dia de Campo também atraiu produtores de maior porte, como Ivo Garrido Júnior, que cria caprinos da raça Anglo Nubiana para corte em propriedade de 5.540 hectares em Piracuruca (PI). “Produzir no semiárido é muito mais difícil que em outras regiões no país. Por isso, é de suma importância ao produtor ter acesso às tecnologias, acompanhar o desenvolvimento dessas experiências produzidas pela Embrapa, algumas obtidas após 10 anos de pesquisas e a custo zero”, disse ele.
O evento também mobilizou gestores públicos como o secretário de Agricultura de Parambu, Wandemberg Costa, que veio acompanhado de três técnicos extensionistas da Prefeitura local. Segundo ele, o evento foi rico em informações poderão orientar produtores do município, que tem rebanho de cerca de 70 mil animais, entre ovinos e caprinos, e integra a área de atuação do programa InovaSocial, parceria da Embrapa e BNDES para incentivo ao desenvolvimento rural.

“Temos potencial grande em nosso município e, portanto, a necessidade do criador obter informações para melhor criar seus animais, principalmente em período de seca, o mais crítico do ano”, destacou Wanderberg. “Somos dos Inhamuns, uma das áreas que mais sofre com estiagem, e o que vimos é muito bom para que o produtor possa conviver melhor com o semiárido”, reforçou José Júnior, técnico da secretaria.
Já Domingos Nunes, secretário de Agricultura de Arneiroz, outro município atendido pelo InovaSocial, ressaltou a oportunidade de observar uma diversidade de forrageiras que podem ser adaptadas a um contexto local, favorecendo uma transformação na realidade de criadores. “Caprinos e ovinos constituem uma fonte de renda importante no município, juntamente com cultivo de milho e feijão. Precisamos aprimorar essas atividades”, afirmou Nunes.
Na avaliação da equipe da Embrapa, o Dia de Campo proporcionou uma interação produtiva com os participantes, para transmitir orientações que tragam melhorias sobre planejamento e reserva alimentar. “Apresentamos os resultados da produtividade com milho, sorgo, milheto, gramíneas; de consorciação e silagem. São pesquisas conduzidas há mais de 5 anos e sobre as quais hoje podemos dar respostas interessantes para que o produtor garanta uma oferta de alimento aos animais, principalmente em período seco. Esperamos que sejam utilizadas no dia a dia, para facilitar o planejamento e melhorar a produção”, disse Fernando Guedes, pesquisador da área de Melhoramento Genético Vegetal da Embrapa Caprinos e Ovinos.
Embrapa Caprinos e Ovinos

Nenhum comentário: