quinta-feira, 21 de junho de 2018

Sead levará empreendimentos para Saitex, a maior feira multissetorial de negócios do continente africano


A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) levará empreendimentos da agricultura familiar para participar da Saitex 2017 - Feira Internacional da África do Sul, maior evento de negócios multissetorial do continente africano. O evento acontece de 24 a 26 de junho, em Johannesburg. Todos foram selecionados por meio de chamada pública e o requisito para a inscrição era ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica.
Presente pela quinta vez na feira, a secretaria é responsável pela organização do estande Brasil - Family Farming. A pasta apoiará a participação das cooperativas no estande estratégico para negociações, na inclusão no catálogo de produtos, nas visitas técnicas, na logística local, na hospedagem para os participantes, além de disponibilizar recepcionistas bilíngues para atendê-los. Os selecionados participam com a contrapartida referente às passagens aéreas e logística dos produtos para exposição.
O principal objetivo da Sead com a ação é ampliar o acesso dos empreendimentos familiares a mercados internacionais e realizar novos negócios. Os produtores rurais levarão café, banana passa, aipim cortado e embalado a vácuo, farinha de mandioca e de tapioca, arroz branco e parboilizado. O secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, destaca que a Saitex é uma ótima oportunidade de comercialização para os agricultores familiares. “O evento funciona como vitrine para alavancar as vendas do setor, além de fortalecer e reconhecer a agricultura familiar. A feira coloca em evidência internacional aqueles que abastecem mais de 70% da mesa dos brasileiros.”
Esta é uma das três feiras internacionais em que a Sead apoia a participação de agricultores familiares brasileiros. Em fevereiro foram levadas nove cooperativas para a Biofach 2018, na Alemanha, em junho serão três na Saitex, em Johanesburgo, e em setembro participaremos da Expoalimentaria, em Lima, no Peru, cujo edital de seleção dos empreendimentos será lançado em breve.
Sobre a Saitex
A feira internacional está na 25ª edição. Ao todo, são mais de 320 expositores de 36 países. De acordo com a consultora de promoção comercial da Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF) da Sead, Mônica Souza, “a participação da agricultura familiar brasileira em feiras setoriais como a Saitex contribui para a abertura de novos mercados no ambiente internacional e qualifica os empreendimentos e seus produtos à medida que conhecem a demanda do mercado externo. Por meio da participação dos empreendimentos é possível dar visibilidade às políticas públicas da agricultura familiar, gerar renda com novas exportações e, principalmente, agregar valor à produção. ”
O estande da agricultura familiar na Saitex promoverá as cooperativas e produtos brasileiros que têm capacidade de exportação. O público da feira é formado não só por países do continente africano, mas também da Ásia e Europa. Nas últimas edições, os produtos do Brasil foram negociados no mercado chinês e europeu.
A Saitex é um evento de prospecção de negócios e não é permitida a venda direta da produção aos visitantes. O objetivo é promover a exportação e apresentar os produtos para grandes compradores, como mercados varejistas, promover rodadas de negociações e também, auxiliar os agricultores nas transações comerciais. 

  • Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam)
Produtos: Café Torrado , Café Feminino
Telefone: (35) 3283-1055 / (35) 99947-5429 
Contato: Daniel Penha  
Número de famílias beneficiadas: 393

  •  Agro Verde Cooperativa de Produtores Rurais LTDA
Produto: Farinha de Tapioca, Aipim , Banana passas
Telefone: (21) 2782-7303/ (21) 98255-7916 
Contato: Diego Barreto
Número de famílias beneficiadas: 174

  • Cooperativa Agroindustrial (Cooperja) 
Produto: Arroz 
Telefone: (48) 988305115 
Contato: Rodrigo Veiga
Número de famílias beneficiadas: 1.707


Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário: