terça-feira, 5 de junho de 2018

O Brasil é líder mundial em produção de cana-de-açucar

cana plantaçãoNo total, o Brasil produz 560 milhões de toneladas de cana por ano, somando 23 milhões de litros de etanol e 36 milhões de toneladas de açúcar. A Colômbia apresenta-se como o país com maior produtividade – 89 toneladas/hectare, contra a média brasileira de 70.
Neste contexto, o setor da produção da cana vem crescendo acentuadamente nas últimas décadas. Entre 2000 e 2010, a produção nacional saltou de 254,9 milhões de toneladas para 623,9 milhões – um crescimento de 9,4% por ano. De 2005 a 2010, o país fez crescer em 45% o número de usinas canavieiras; durante esse período, foram inauguradas 112 novas unidades.
Acompanhando esse crescimento, vêm sendo realizados diversos estudos e pesquisas que demonstram as formas mais eficientes e lucrativas de produzir cana-de-açúcar. Na região Sudeste, os resultados desses estudos apontam um aumento de cerca de 40 a 50% na produtividade da cana produzida com irrigação, em comparação com aquela produzida em regime de sequeiro.

Um dos fatores que explicam essa diferença dramática é o clima brasileiro. A maioria das áreas com plantio de cana no Brasil sofre com a imprevisibilidade e a inconstância da distribuição de chuvas no decorrer do ano. Assim, a irrigação oferece uma forma de contornar a situação, equilibrando a produção ao longo do ciclo e das safras.

Nenhum comentário: