segunda-feira, 20 de março de 2017

RN recebeu encontro estadual do Água Doce


Solange Amarilis
Encontro regional no RN
Gestores municipais e estaduais se reúniram com coordenação nacional do programa que leva água de qualidade ao semiárido brasileiro. 


As ações do Programa Água Doce (PAD) desenvolvidas no Rio Grande do Norte pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e coordenadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) foram discutidas durante o IV Encontro do PAD/RN nesta sexta-feira (17/03), em Natal. O evento reuniu 140 pessoas, dos quais 28 eram representantes de comunidades atendidas e 25 gestores municipais.
Para o coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva, o encontro é uma oportunidade de apresentar o PAD aos prefeitos e gestores públicos. “O modelo adotado pelo programa sugere que a gestão e a responsabilidade pelo sistema sejam compartilhadas entre governo federal, estadual, municipal e comunidade”, destacou.
O objetivo do evento, que é o segundo de uma série que acontece nos dez estados atendidos pelo programa, é o acompanhamento da execução do convênio firmado entre os governos federal e estadual, e o aprofundamento das discussões técnicas para a implantação dos sistemas de dessalinização previstos no Rio Grande do Norte.
Consultores do Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizaram visitas técnicas nas unidades de dessalinização já implantadas e conversaram com os técnicos da secretaria estadual que atuam no programa. Das 68 comunidades que estão sendo atendidas na primeira etapa do convênio, 44 já receberam a tecnologia e outras quatro obras estão em andamento.
Uma das obras entregue é um projeto piloto que o MMA implantou no Rio Grande do Norte: um sistema de dessalinização alimentado por energia solar, na comunidade Maria da Paz, no município de João Câmara.
CONVÊNIO
O convênio firmado entre o MMA e a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte no valor de R$ 19,9 milhões tem como meta implantar 103 sistemas de dessalinização em comunidades rurais do semiárido potiguar, duas unidades demonstrativas, dois sistemas de dessalinização movidos a energia solar e a revitalização da unidade demonstrativa de Caatinga Grande, cuja execução deverá ocorrer até outubro de 2017. O programa já atendeu mais de 9 mil pessoas e até o final do convênio serão beneficiadas mais 30 mil.
No encontro, foi entregue o I Prêmio de Gestão Integrada e Participativa do PAD/RN 2017 às comunidades com melhor gestão do sistema de dessalinização, melhores práticas e melhor uso pelas comunidades beneficiadas.
O PAD é uma ação do governo federal coordenada pelo MMA e com o objetivo de estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, por meio dos sistemas de dessalinização. Os equipamentos são implantados em municípios que atendem ao índice de Condições de Acesso à Água (ICCA), que leva em consideração os seguintes fatores: pluviometria, intensidade de pobreza, taxa de mortalidade infantil e o índice de desenvolvimento Humano (IDH). 

Nenhum comentário: