sexta-feira, 24 de março de 2017

Campanha internacional valoriza mulheres rurais

Empoderamento

Secretaria de agricultura familiar vai realizar oficinas, encontros de capacitação e empreendedorismo feminino

 Campanha busca dar visibilidade às mulheres rurais para o desenvolvimento sustentável
Campanha busca dar visibilidade às mulheres rurais para o desenvolvimento sustentável

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) lança, nesta quinta-feira (23), a campanha internacional #MulheresRurais, mulheres com direitos.
A iniciativa busca conscientizar a população sobre as principais atividades das mulheres rurais para alcançar o desenvolvimento sustentável.
No Brasil, são mais de 14 milhões de trabalhadoras das lavouras, comunidades quilombolas e indígenas, e reservas extrativistas. Essas mulheres são protagonistas da agricultura familiar no País e cooperam para o desenvolvimento econômico e sustentável.
“Estamos trabalhando para que a mulher rural reconheça seu papel. Elas ainda sofrem com o preconceito e desigualdade de gênero. Há um longo caminho para o equilíbrio de direitos e oportunidades entre homens e mulheres ”, disse a coordenadora de Políticas para as Mulheres da Sead, Solange da Costa.
A ação, que abrange América Latina e Caribe, é liderada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Reunião Especializada em Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf).
A Sead vai realizar ações e publicar uma série de reportagens que darão visibilidade ao trabalho feminino no campo, além de oficinas, encontros de capacitação e empreendedorismo feminino, mutirões de serviço e atividades culturais.
“É por meio de suas próprias histórias pessoais e coletivas que pretendemos mostrar a importância da mulher como agricultora, geradora de renda e conhecimento, empreendedora, agente ambiental, administradora, pacificadora do campo e tantas outras funções que impulsionam a agricultura familiar
Participação de peso
Cerca de 45% dos produtos da agricultura familiar são plantados e colhidos pelas mãos femininas. Segundo o Censo Agropecuário de 2006, 12,68% dos estabelecimentos rurais têm mulheres como responsáveis, bem como 16% dos estabelecimentos da agricultura familiar.
Segundo dados do Censo 2010, as mulheres rurais são trabalhadoras, responsáveis, em grande parte, pela produção destinada ao autoconsumo familiar e contribuem com 42,4% do rendimento familiar.
O índice é superior ao observado nas áreas urbanas, de 40,7%. “São elas que garantem a produção dos alimentos, cuidam das sementes, do manejo ambiental adequado, das águas, garantindo dessa forma a qualidade de vida na família e sociedade”, disse a coordenadora da Sead.
Segundo a FAO, as mulheres rurais cumprem uma série de funções-chave para a segurança alimentar regional, mas enfrentam altas taxas de pobreza, insegurança alimentar e obesidade.
Além disso, têm menos acesso aos recursos produtivos como terra, água, crédito e capacitação, fatores que impedem que as mulheres rurais da América Latina e do Caribe desenvolvam todo o seu potencial.
Campanha
A campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos promoverá o intercâmbio de experiências, políticas, inovações, estratégias e ações orientadas para empoderar as mulheres da região em todos os âmbitos do desenvolvimento sustentável.
Busca também visibilizar a situação atual das mulheres rurais na América Latina e Caribe, assim como direitos e potencial para alcançar o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
A ideia é unir esforços entre as organizações nacionais e internacionais, os organismos de governo, os espaços intrarregionais de diálogo de políticas e a sociedade civil vinculada ao empoderamento das mulheres rurais.
Para dar maior voz e protagonismo às iniciativas, serão realizados concursos de fotografia, ilustração e relatos de vida, dirigidos às mulheres rurais da região.
Durante todo o ano, a campanha difundirá informações e materiais que poderão ser adaptados aos contextos de diversos países por qualquer pessoa e organização que queira unir-se a esse esforço, utilizando a hashtag #MulheresRurais nas redes sociais.
Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário: