sexta-feira, 31 de março de 2017

EMPARN reúne especialistas em curso sobre caprinos e ovinos




A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) concluiu nesta quinta-feira (30), o curso “Exploração de Caprinos e Ovinos no Semiárido”, voltado para um grupo de cerca de 20 interessados das regiões Seridó e Central, entre zootecnistas, veterinários, técnicos agrícolas e criadores. O curso foi realizado na Estação Experimental de Terras Secas, em Pedro Avelino (BR  406), ministrado pelo pesquisador da EMPARN, Aurino Alves Simplício, veterinário, phD em Ciências Animais, com experiência de mais de 40 anos na área de produção de ruminantes.
Ele mostrou para os participantes os “Elementos Fundamentais” para serem seguidos, como a água, ambiente, bem-estar animal, solo, mercado, organização e gestão da unidade produtiva, sistema de produção e função explorada, além do objetivo e as metas.  Entre os participantes, o zootecnista Daniel Lelis, de São Tomé, a zootecnista Jordana Oliveira, consultora técnica em São Paulo do Potengi e Adailton Ribeiro, criador e produtor, de Caicó, mostraram-se interessados em obter novos conhecimentos nesta área.
Durante três dias, por meio de exposições teóricas e práticas, os participantes tem a oportunidade de agregar conhecimentos sobre temas como castração, toalete de casco, profilaxia da mastite e avaliação de escore da condição corporal. A idéia é que eles se tornem agentes multiplicadores da caprinovinocultura no Seridó, levando ao pequeno criador a possibilidade de obter uma fonte de renda lucrativa através da exploração do leite e carne desses animais. 

Nenhum comentário: