Saiba quais são as vacinações para manter o gado saudável
O calendário de vacinas bovinas deve estar em dia para que o produtor mantenha o rebanho saudável
O produtor rural que
possui gado de corte e leite deve ficar atento ao calendário de vacinas
do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) e também das
Secretarias Estaduais de Agricultura. Doenças que acometem animais,
quando não prevenidas, causam grandes prejuízos ao proprietário desde
consultas a veterinários, medicamentos e até mortes de todo rebanho, já
que muitas são virais, transmitidas pela saliva, água e ar. José Carlos
Ribeiro, consultor agropecuário da Boi Saúde – Pecuária Inteligente,
orienta sobre as principais vacinas, dosagem e a forma de aplicação:
Aftosa: a mais conhecida no Brasil devido à alta incidência, causa grandes prejuízos econômicos por ser uma doença viral contagiosa. As feridas são sintoma primário, seguida de fraqueza e falta de apetite. Cada estado tem um calendário próprio de vacinação e cabe ao produtor fica atento às indicações das datas de cada Secretaria Estadual de Agricultura. Na maioria dos estados, a vacinação é no mês de maio em animais adultos e no mês de novembro em animais abaixo de 24 meses. Dependendo da região, a vacinação acontece duas vezes ao ano. A dosagem é 5 ml por animal com aplicação subcutânea ou intramuscular. O frasco da vacina, para ter eficiência, preciso ser armazenado em refrigeração entre 2ºC a 8ºC graus, que precisa ser mantido desde a compra até o uso no animal.
Carbúnculo: conhecida como manqueira, é uma doença infectocontagiosa que causa inflamação nos músculos, o que leva o animal a mancar. A aplicação da vacina, que deve ser em todos os animais, pode ser subcutânea e a dosagem pode ser feita de 5 ml por animal, a partir do terceiro mês de vida e repeti-la a cada seis meses, até completar dois anos.
Raiva: doença viral que ataca o sistema neurológico do gado. Para a prevenção, todos os animais devem ser vacinados, a partir do terceiro mês de vida, e como a vacina da aftosa, precisa também estar refrigerada, entre 2ºC a 8ºC graus, desde a compra até a aplicação. A dosagem é 2 ml por animal e a injeção é subcutânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário