quarta-feira, 15 de março de 2017

Mulheres rurais recebem minicurso pela Emater-RN


Marcos Fábio de Oliveira, técnico em agropecuária da Emater-RN, instrui agricultoras da Associação dos Produtores Rurais de Angico
As agricultoras familiares da Agrovila Angico, no município de Baraúna-RN, estão sendo capacitadas por meio do Projeto Sustentabilidade, Empoderamento e Alternativa de Renda, ação desenvolvida pela Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN). O minicurso semanal, iniciado dia 16 de fevereiro, é dado para 25 mulheres até o dia 5 de abril. Nesta terça-feira (14) acontece o terceiro encontro.
O conteúdo multidisciplinar, dividido em seis módulos, contempla o papel da mulher na sociedade atual e autoestima feminina, alimentação saudável, aproveitamento integral dos alimentos, educação ambiental, reciclagem, fabricação de produtos de limpeza e de tinta de parede. E o sucesso é tanto que já existe uma demanda de mulheres de outros assentamentos querendo a mesma capacitação.
As participantes do minicurso fazem parte da Associação dos Produtores Rurais de Angico (Apra), no assentamento de Maísa, que fica a aproximadamente 300 km da capital, Natal. Lá, cerca de 100 mulheres se dividem entre a produção de fruticultura no campo e a contribuição familiar doméstica.
Para a presidente da associação, Maria Gilene, que participa da atividade, o curso traz mais estima e independência para as mulheres. “É uma forma também de trabalhar a economia doméstica. Nós estamos muitos satisfeitas e felizes com essa contribuição”, explica.
O técnico em agropecuária da Emater-RN Marcos Fábio de Oliveira, que ensina a fabricação de produtos como sabão, diz que esta é uma alternativa para economizar com a aquisição de produtos industrializados e utilizar insumos que existem no próprio meio, como o mamão e melão. Marcos comenta sobre as expectativas das alunas: “Elas começam a se sentir mais valorizadas e a animação delas é bem marcante. Num futuro bem próximo, elas vão poder fazer seus produtos em escala de comercialização”.

Nenhum comentário: