quinta-feira, 23 de março de 2017

Curso na bacia do São Francisco inicia dia 23


Banco de Imagens/ANA
Bacia Hidrográfica do São Francisco
Gestores ambientais da região hidrográfica participam de capacitações em três estados. Primeira turma será em Petrolina (PE).


O Ministério do Meio Ambiente realiza, neste mês de março, cinco encontros formativos do curso Estruturação da Gestão Ambiental Municipal na região da Bacia do Rio São Francisco em três estados do Nordeste: Pernambuco, Bahia e Sergipe. O primeiro encontro acontece nesta quinta (23/03) e sexta-feira (24/03), em Petrolina (PE). A expectativa é reunir 40 participantes.
A atividade faz parte das ações da pasta no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, também chamado de Plano Novo Chico, lançado pelo governo federal em agosto do ano passado. Os cursos promovidos pelo Ministério ocorrem por meio do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC).
As turmas serão formadas também nos estados da Bahia (municípios de Paulo Afonso, Xique-Xique e Barreiras) e Sergipe (Propriá). o curso será na modalidade semipresencial – 16h presenciais e 80h a distância. O conteúdo inclui discussões sobre as Políticas Nacionais de Meio Ambiente, de Recursos Hídricos e de Saneamento Básico; Gestão, Planejamento e Ordenamento Ambientais; Participação, Mediação e Controle Social.
DIAGNÓSTICOS
A formação permite sucessivas aproximações e diagnósticos da realidade local  com o objetivo de fomentar nos participantes a ampliação da percepção sobre as temáticas tratadas, bem como a incorporação de novos instrumentos de planejamento e formulação de parcerias.
A ação é apoiada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão vinculado ao Ministério da Integração; também pela Agência Nacional de Águas (ANA), secretarias estaduais de Meio Ambiente de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. No MMA, a realização ocorre por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental em parceria com a de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental.
PROGRAMA
O Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) visa desenvolver uma abordagem sistêmica e um conjunto de instrumentos de intervenção na realidade local, tendo a gestão ambiental como foco. Com base em conteúdos elaborados e outros elementos pedagógicos disponíveis, pretende-se que estes agentes se sintam seguros e apoiados para desenvolver a gestão ambiental em âmbito local, considerando a criação e o fortalecimento de instâncias como o órgão ambiental municipal, o conselho e os fundos municipais de meio ambiente.

SERVIÇO:
Gestores interessados em se inscrever e participar dos Encontros Formativos podem entrar em contato com Kitty, pelo telefone (71) 99638-1858. Contato do Departamento de Educação Ambiental do MMA: (61) 2028-1570.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): 

Nenhum comentário: