terça-feira, 28 de março de 2017

Falhas de manejo antes do parto provocam aumento no descarte de vacas leiteiras

vaca no pre partoO período de pré-parto das vacas leiteiras ocorre 21 dias antes da parição. A recomendação do zootecnista e analista técnico da Quimtia Brasil, Higor Souza é de intensificar os cuidados às vacas durante esse período. Esse trabalho pode ser fundamental para evitar o descarte de bovinos. Segundo Higor, cerca de 60% dos animais descartados são decorrentes da falta de atenção no manejo adequado durante esse período.
Para Higor, o pré-parto é uma das fases mais importante na vida produtiva de uma vaca, pois é nesse momento que se previne vários distúrbios metabólicos que podem comprometer a lactação. “Doenças metabólicas como cetose, deslocamento de abomaso, hipocalcemia, metrite, retenção de placenta são consequências de um mau manejo nesse período e como consequência uma lactação de baixa produção”, ressalta.

O zootecnista afirma, ainda, que é nesse momento que as vacas precisam ser tratadas com sombra em abundância, para reduzir o estresse calórico, água sempre disponível e de boa qualidade, além de uma estratégia nutricional mais eficiente. De acordo com ele, deve-se adotar uma alimentação adequada para atender a demanda de manutenção da vaca, crescimento final do feto, preparação da glândula mamaria para máxima produção e ainda evitar os distúrbios metabólicos. “Em alguns casos, as vacas chegam no período de pré-parto com peso acima do escore corporal desejado, por isso preparar uma dieta balanceada com ingredientes de boa qualidade e que atendam as exigências da vaca, nesse período, se torna fundamental”, finaliza Higor.

Nenhum comentário: