quinta-feira, 2 de março de 2017

Nordeste: safra atual tem tudo para ser a maior dos últimos 10 anos

Chuvas vão persistir na região em março, principalmente na faixa norte


Nordeste

Algumas áreas do Maranhão receberam mais de 330 milímetros de chuva em fevereiro. As chuvas ficaram quase 70% acima do normal e com isso os índices de umidade do solo se recuperaram bastante.
Em Balsas, interior do Maranhão, os produtores já estão comemorando e alguns acham que esta será a melhor safra dos últimos 10 anos. Em março, as simulações mais estendidas de previsão do tempo indicam outros 160 milímetros para a região.
As áreas mais desfalcadas pela má distribuição das chuvas são parte do centro e nordeste da Bahia e alguns estados da faixa leste. Por lá, a estiagem de mais de cinco anos ainda perdura.
Nesta quinta-feira, dia 2, a chuva ganha força no norte do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, e não estão descartados transtornos em áreas de risco por conta de temporais. Chuva forte também no oeste do Pernambuco.
Em outras áreas nordestinas, o calor da tarde             ajuda a formar nuvens carregadas, e ocorrem chuvas em forma de pancadas com volumes mais baixos e atingindo uma ou outra cidade.
A exceção fica por conta de grande parte da Bahia e parte de Sergipe e de Alagoas, onde o tempo continua mais firme e ensolarado e os índices de umidade do solo estão beirando os 10%.
Na sexta-feira, dia 3, a influência de uma região de alta pressão atmosférica no oceano Atlântico deixa o tempo mais firme sobre a Bahia. Na região central, a umidade relativa do ar cai um pouco mais.
Já em outras áreas do Nordeste, o tempo ainda segue instável, embora a chuva já perca um pouco de força em relação aos dias anteriores. O calor aumenta um pouco mais sobre a região no período da tarde.

Nenhum comentário: