quarta-feira, 15 de março de 2017

A raça bovina mais antiga do criatório brasileiro

bovino pé duroO período colonial no Brasil foi o ambiente natural à formação da raça bovina Curraleiro Pé-Duro, a mais antiga do País. Os animais que deram origem a ela chegaram pelas mãos dos portugueses, vindos da Europa. Os primeiros exemplares foram trazidos por fazendeiros da Bahia e Pernambuco. Em seguida, a raça ocupou espaço em fazendas dos estados do Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Segundo os historiadores, esses animais conseguiram se adaptar bem às condições ambientais adversas do Nordeste. Facilmente, eles suportaram longos períodos de seca,  calor intenso e ataques de parasitas e insetos. Portanto, a adaptação foi rápida, o que consagrou a raça como rústica.

O rebanho de curraleiro pé-duro no Brasil chega a quase cinco mil exemplares espalhados pelos estados do Piauí, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Tocantins, Paraíba e Distrito Federal. O maior rebanho está concentrado no Piauí, com cerca de 3.500 exemplares, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Curraleiro Pé-Duro, em Teresina.

Nenhum comentário: