sábado, 11 de julho de 2015

Zona canavieira de Pernambuco vai ganhar 4 mil vagas de trabalho com reabertura da Usina Cruangi


REUNIÃO DOS CANAVIEIROS HOJE NA AABB EM TIMBAÚBAA previsão é de que daqui a dois meses a Usina Cruangi, em Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, comece a  moagem de 400 mil toneladas de cana. Depois de três anos fechada, a Usina deve reabrir criando 4 mil postos de trabalho para o agricultor da região da zona da mata. A reabertura da Usina se deve a iniciativa da Cooperativa da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (COAF), que arrendou o parque fabril e vai administrar a moagem. Falta apenas o aval do juiz de Recuperação Judicial da unidade.
Os trabalhos de apontamento da unidade já foram iniciados por 70 funcionários contratados pela cooperativa. Outros 50 empregados serão contratados na próxima semana. Ao todo, 4 mil postos de trabalho serão preenchidos na agroindústria para garantir a moagem de 400 mil toneladas de cana de Cruangi nesta safra. As informações foram dadas pela Associação dos Fornecedores de Cana do Estado (AFCP), em reunião na AABB de Timbaúba, realizada ontem, na presença de 600 participantes.

O evento contou com a presença maciça dos produtores de cana. Cerca de 400 canavieiros compareceram na esperança de discutir a reativação de Cruangi. A volta da unidade é indispensável para o segmento, já que os agricultores estão sem opção para escorrer a produção diante do alto número de fechamento de usinas na Mata Norte. Restam apenas quatro em funcionamento na atualidade. Além disso, por se tratar da reativação da usina através de uma cooperativa de canavieiros, os agricultores vão receber pela cana fornecida, mas também pelo etanol que for produzido em Cruangi. “Ficamos muito felizes com a adesão dos fornecedores na reunião de hoje, e estamos satisfeitos em poder propor uma saída para todos em permanecer em suas atividades, e de forma lucrativa”, frisou Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP.

Nenhum comentário: