segunda-feira, 20 de julho de 2015

Produção e Qualidade de Ovos de Aves Isa Label Alimentadas com Farelo de Girassol



Imagem ilustrativa
Resumo: O farelo de girassol tem sido constantemente proposto como substituto parcial ao farelo de soja no balanceamento das rações de aves de postura. Assim, objetivou-se avaliar a substituição parcial do aporte proteico de rações, suplementadas com aminoácidos, sobre a produção e qualidade de ovos de aves Isa Label em sistema semi-intensivo (semiconfinado). 
Selecionou-se 128 poedeiras, no período de 28 a 44 semanas de idade, em alojamento ao piso com ninhos para coleta de ovos semanais. Os tratamentos constituíram-se em uma ração referência e outras três rações com gradual substituição do farelo de soja pelo farelo de girassol, com base no teor de proteína, em níveis de 10, 20 e 30%, suplementada com lisina e metionina. 
Durante o período experimental não se observou influência dos tratamentos sobre taxa de postura e o peso dos ovos, porém, observou-se para o número de ovos produzidos efeito linear significativo para o nível substituição da proteína nas rações, sendo a melhor média observada com 30% (20,83 unidades de ovos / período de 28 dias). 
Para análise de qualidade de ovos observou-se efeito linear significativo para a coloração da gema do ovo para o nível substituição da proteína nas rações, sendo a melhor média observada com 30% (índice colorimétrico de 6,97). Portanto, sugere-se certa viabilidade na substituição parcial do farelo de soja pelo farelo de girassol em rações para aves Isa Label em fase de postura em sistema semi-intensivo.



Nenhum comentário: