quarta-feira, 1 de julho de 2015

Garanta bezerros saudáveis no rebanho leiteiro

bezerros mamandoOs cuidados devem começar quando o bezerro ainda estiver no útero da mãe. A nutrição da vaca no final da gestação influencia no índice de mortalidade e no crescimento dos bezerros. É preciso alimentar adequadamente a vaca, pois a má alimentação ocasiona problemas de parto e nascimentos de bezerros muito fracos.
É importante, destacar, que em uma fazenda de exploração leiteira o produtor deve adotar alguns cuidados com bezerros recém nascidos, pois esses animais serão os futuros produtores de leite da propriedade, é o que recomenda os pesquisadores da Embrapa Gado de Leite. Segundo o analista José Augusto Salvati, da Embrapa Gado de Leite, a ingestão do colostro imediatamente após o nascimento é importante, pois o bezerro nasce sem proteção contra infecções e este leite possui substâncias que vão protegê-lo. A desinfecção do umbigo, a identificação do animal e o corte de tetas extras são algumas práticas que devem ser adotadas após o nascimento do bezerro. A prevenção de doenças também é uma prática que deve ser adotada, pois até adquirir resistência, o bezerro é suscetível a uma série de riscos.

“os cuidados com os bezerros recém-nascidos são fundamentais para o sistema de criação. O produtor de leite deve pensar que o bezerro é o início de todo o processo, uma vez que essa cria vai se desenvolver e substituir os animais adultos”, ressalta Salvati. 

Nenhum comentário: