segunda-feira, 6 de julho de 2015

6 verduras indispensáveis para sua horta


Servidas cruas em salada, cozidas em pratos mais elaborados ou até mesmo nas pizzas, as folhas fresquinhas podem ser deliciosas. Elas podem ser cultivadas em hortas pequenas ou grandes, para uso pessoal ou mesmo comercial. Confira abaixo como plantar agrião, rúcula, espinafre, azedinha, escarola e couve.

1- Agrião
De folhas pequenas e verde-escuras, a hortaliça é uma excelente opção para enriquecer saladas. Com baixo teor calórico, o agrião é também fonte de provitamina A (especialmente betacaroteno), possui grande quantidade de vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais. O talo crocante tem ainda alto teor de iodo. Para completar, as folhas apresentam um sabor picante, mas suave, que estimula o apetite.

2- Rúcula
Não é todo mundo que gosta do sabor levemente 'ardido' da rúcula. Mas é justamente essa característica que fez a hortaliça ganhar espaço no cardápio da população brasileira e nos canteiros dos horticultores nacionais.

3- Espinafre
Existem dois tipos de espinafre, originários de diferentes regiões. Um deles pertence à família Chenopodiaceae, é nativo do sul da Ásia e foi levado para a Europa no início do século 12. O outro, mais fácil de ser encontrado no Brasil, é da família Aizoaceae, com origem na Nova Zelândia e Austrália. É cultivado principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

4- Azedinha
Folhosa dotada de um agradável e estimulante sabor ácido, assim como o próprio nome sugere, a azedinha (Rumex acetosa) é uma hortaliças pouco difundida no mercado, mas bastante nutritiva.
Fresca e picada, é ótima para saladas e sucos; quando refogada, é usada para incrementar sopas e molhos. Além de ser alimento saboroso e nutritivo para a dieta do produtor, tem mercado consumidor em potencial e que pode incrementar o orçamento de quem comercializá-la.

5- Couve
Na moda entre os que se preocupam com a saúde, o suco detox é uma bebida desintoxicante que tem a couve (Brassica oleracea L. var. acephala) entre seus principais ingredientes. Triturada com frutas diversas, água de coco e/ou outros alimentos, a folhosa é a preferida na composição da receita saudável por contar com muitas vitaminas, minerais e a mais equilibrada quantidade de nutrientes entre as hortaliças.

6- Escarola
Conhecida tanto como escarola quanto chicória, dependendo da região onde é comercializada, a hortaliça folhosa, ainda pouco frequente nas mesas dos brasileiros, tem aqui um mercado em potencial para escoar a produção. Sem exigir muito do agricultor, o plantio de escarola (Cichorium endivia L.) apresenta-se como uma atividade lucrativa se bem explorados os canais de venda. Seja em salada, cozida ou no preparo de outras receitas culinárias ou como ingrediente de recheio de pizza, a escarola é apreciada pelo sabor marcante das folhas de cor verde-intenso. Fonte de vitaminas A, C e D, do complexo B e minerais, em especial o potássio, a folhosa também tem como vantagem ser uma hortaliça de baixo teor calórico. Por isso, sempre faz parte dos componentes da lista de dietas cuja finalidade é a diminuição de peso.

Nenhum comentário: