terça-feira, 7 de julho de 2015


Sape promove seminário de sensibilização do Plano Agricultura de Baixo Carbono

ASSECOM/RN/Divulgação SAPE
Evento tem apoio da Superintendência Federal de Agricultura no RN

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), promove nesta terça-feira (7) o seminário de sensibilização do Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono, que visa estabelecer ações a serem tomadas para adoção de tecnologias sustentáveis de produção, com vistas à redução da emissão de gases de efeito estufa na agropecuária. O seminário começa às 8h30 na Escola de Governo, Centro Administrativo.

O evento, realizado com apoio da Superintendência Federal de Agricultura no RN, conta com uma programação extensa que segue até às 17h e envolve diversas palestras. Depois da abertura, representantes do Ministério da Agricultura (Mapa) farão uma explanação sobre o panorama nacional do Plano ABC, que deve ser implementado por cada estado. No Rio Grande do Norte, Emater e Emparn já elaboraram um pré-diagnóstico e a realização do seminário é um primeiro passo para a confecção do plano definitivo.

O Plano ABC é um dos planos setoriais elaborados de acordo com o artigo 3º do decreto 7.390/2010, e tem a finalidade de organizar o planejamento das ações a serem realizadas para adoção das tecnologias sustentáveis de produção, selecionadas para responder aos compromissos assumidos pelo país na redução de emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário.

Participarão do seminário as principais instituições que serão envolvidas na implementação do Plano ABC no Rio Grande do Norte, nas áreas de pesquisa, difusão de tecnologias, extensão, desenvolvimento e meio ambiente, ensino e linhas de crédito. Confirmaram presença o Ministério da Agricultura, Embrapa, Emparn, Emater, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Ufersa, Faern/Senar, Associação Norte-riograndense de Engenheiros Agrônomos (Anea), Agência de Fomento do RN (AGN), RN Sustentável, Sebrae e Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara).

PROGRAMAÇÃO

8h30 às 9h – Abertura – Mapa e Sape
9h às 9h45 – Panorama Nacional do Plano ABC (Palestra Mapa)
9h45 às 10h30 – ILPF em ambiente de caatinga (Palestra Embrapa/CNPC)
10h30 às 10h45 – Intervalo
10h45 às 11h30 – Estratégias e Tecnologias para uma agricultura de baixa emissão de carbono no Semiárido brasileiro (Palestra Embrapa)
11h30 às 12h30 – Discussão
12h30 às 14h – Almoço
14h às 14h40 – Experiências para uma agricultura de baixa emissão de carbono no RN (Palestra Emparn)
14h40 às 15h20 – Experiências para uma agricultura de baixa emissão de carbono no RN (Palestra Emparn)
15h20 às 16h20 – Programa ABC – Linha de crédito especial (Palestra Banco do Nordeste)
16h20 às 16h30 – Intervalo
16h30 às 17h – Discussão
17h – Encerramento

Nenhum comentário: