segunda-feira, 6 de julho de 2015

Nordeste passa o Sudeste na produção de grãos pela primeira vez




agricultura_soja_grao (Foto: Ed. Globo) 

A produção de grãos do Nordeste deve ultrapassar a do Sudeste em 2015 pela primeira vez na série histórica do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, iniciado em 1990 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "A produção do Sudeste está prejudicada pela estiagem pelo segundo ano consecutivo", justificou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

Segundo o levantamento de fevereiro, a produção do Nordeste será 23,617 mil toneladas superior à do Sudeste. "O Nordeste tem aquela visão otimista, ele não sabe ainda se vai colher, mas ele está plantando", ponderou o gerente do IBGE. A distribuição do volume de produção em 2015 ficou em 80,6 milhões de toneladas no Centro-Oeste; em 75,7 milhões de toneladas no Sul; em 18,9 milhões de toneladas no Nordeste; em 18,8 milhões de toneladas no Sudeste; e em 5,5 milhões de toneladas no Norte.

Em relação a 2014, houve elevação de 20,4% na região Nordeste, de 5,1% no Sudeste, de 7,0% no Sul e 0,4% no Norte.

Já a região Centro-Oeste apresentou diminuição de 2,8% em relação à produção do ano anterior. "O Centro-Oeste caiu em termos de volume, mas em termos de valor deve aumentar, porque optou-se por uma cultura de menor volume, a soja, em detrimento do milho. Mas a soja tem valor maior", explicou Andreazzi. Em 2015, o Mato Grosso figura como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 23,3%, seguido pelo Paraná (18,4%) e Rio Grande do Sul (16,2%). Somados, os três Estados representam 57,9% da safra nacional. 
 
 Por Estadão Conteúdo

Nenhum comentário: