segunda-feira, 6 de julho de 2015


Agricultores conhecem novas tecnologias para o cultivo da mandioca e macaxeira

ASSECOM/EMATER
Emater-RN, Embrapa e outras instituições lideraram a iniciativa

Uma Unidade Técnica Demonstrativa (UTD) de mandioca e macaxeira começou a ser implantada,  na Fazenda São Francisco, no distrito de Cobé, município de Vera Cruz, na região agreste potiguar. A iniciativa tem como objetivo a aplicação de novas tecnologias sobre a cadeia produtiva dessas raizes, para atender às demandas do “Dia de Campo”, durante a Festa da Mandioca, que acontecerá em novembro naquela localidade.
A ação é resultado da parceria do Governo do Estado, através da Emater-RN, Prefeitura Municipal de Vera Cruz, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Universidade Federal do Semiárido (Ufersa) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), especializada em Mandioca e Fruticultura, com sede no município de Cruz das Almas, estado da Bahia; além de proprietário da fazenda, Francisco Paulo da Silva.
Segundo o especialista da Embrapa, Jaeveson Silva, a UTD ocupa uma área de cinco mil metros quadrados, onde serão testadas as seguintes tecnologias: formação de biomassa para forragem, adubação, manejo no controle do mato, fileira dupla de cultivares utilizando o consórcio com o milho e o feijão, cultivares de macaxeira e mecanização,
A participação da Emater-RN na parceria, conforme o extensionista rural do escritório de Vera Cruz, Juarez Damasceno, consta da assistência técnica e acompanhamento das tecnologias desenvolvidas em todos os processos das cadeias produtivas implantadas na UTD. A prefeitura municipal se responsabiliza pela oferta de maquinário e a aquisição de sementes, adubos e caules de macaxeira e mandioca que servirão para a produção de manivas.
Para o administrador da Fazenda São Francisco, produtor Claudio André Barbosa, as experiências implantadas no terreno, além de capacitarem os pequenos produtores proporcionarão mais produtividade às plantas ali cultivadas. Claudio ressalta que a produção média de farinha de mandioca é de 25 toneladas com matéria-prima obtida em cerca de 20 hectares de terra. A produção semanal varia entre sete e dez toneladas. O escoamento acontece através da exportação para os estados de Pernambuco e Ceará e a venda em feiras livres de municípios da região.

Nenhum comentário: