quinta-feira, 16 de julho de 2015

Uma semente de milho superprecoce para plantio no semiárido

??????????????????????????????É a cultivar BRS Gorutuba apropriada para a agricultura de subsistência e de baixo investimento.  A semente foi desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa, para atender, principalmente, os agricultores da região Semiárida do Brasil. Isso porque as secas do semiárido nordestino, tanto pela escassez quanto pela irregularidade de distribuição das chuvas, afetam a produção e a produtividade agropecuárias. Assim, o agricultor precisa de variedades precoces para o sucesso de seu cultivo.
A cultivar de milho BRS Gorutuba, se adapta às regiões onde o período chuvoso pode não ser longo o suficiente para que as cultivares de ciclo precoce completem seu ciclo reprodutivo sem redução do potencial produtivo. Nessas condições, a nova variedade é uma boa opção para programas sociais de multiplicação de sementes, realizados por organizações governamentais ou não governamentais. Além disso, pode ser utilizada para o escalonamento de plantio, possibilitando ao produtor atender às exigências do zoneamento agrícola de risco climático em plantios tardios, em regiões de grande potencial agrícola, como a do Agreste Nordestino.

Somando-se às suas boas características agronômicas, a BRS Gorutuba atinge o florescimento masculino seis a sete dias antes das variedades precoces, o que pode resultar em uma diferença de até 20 dias para a maturação fisiológica, como explica o pesquisador Cleso Antônio Patto Pacheco, da Embrapa Milho e Sorgo.

Nenhum comentário: