sexta-feira, 17 de julho de 2015

Programa de rádio divulga ações do MDA/Incra e da assistência técnica na Paraíba


Programa de rádio divulga ações nos assentamentos paraibanos - Foto: Cooptera

Os agricultores familiares das regiões do Cariri e do Curimataú na Paraíba ganharam dia 15 de julho programa de rádio voltado para a divulgação das ações de assistência técnica desenvolvidas nos assentamentos da reforma agrária. Também são veiculadas notícias produzidas pelas Assessorias de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Incra, de outros órgãos que trabalham com temas relacionados à agricultura familiar e de movimentos sociais do campo. O programa Boa Tarde Camponês é transmitido quinzenalmente pelas emissoras Rádio Cidade FM de Cuité (89.1 MHz), no Curimataú, e Rádio Cidade de Sumé (1.270 AM), no Cariri. A próxima edição do programa, que vai ao ar às 17h e tem duração de uma hora, será em 12 de agosto.
O programa tem apoio do MDA e do Incra e é produzido pela Cooperativa de Trabalho e Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera), entidade contratada pelo Incra/PB para executar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em 91 assentamentos, onde estão assentadas cerca de quatro mil famílias. 
Com o slogan “Um compromisso com a agricultura familiar e a reforma agrária”, o Boa Tarde Camponês também tem como objetivo divulgar as ações desenvolvidas pela Cooptera nos assentamentos e mostrar a realidade dos camponeses assentados pela reforma agrária nas regiões do Curimataú, Brejo e Cariri.
O programa tem quadros como “Mulheres em Foco”, “Juventude Camponesa”, “Plantando é Que se Colhe” e “Proseando”, um espaço voltado para entrevistas ao vivo, com a participação de técnicos da Cooptera, de órgãos e entidades parceiras.
“Tivemos uma boa aceitação neste primeiro contato. Os assentados destas regiões necessitavam de um espaço que falasse sua língua e divulgasse temas relacionados à agricultura familiar e de interesse para a reforma agrária”, afirmou o produtor e apresentador do programa, jornalista Marcos Lima, que é assessor de comunicação da Cooptera.
Participaram da primeira edição do Boa Tarde Camponês a coordenadora do Núcleo Curimataú da Cooptera, Gilma Vicente, o coordenador do Eixo Produtivo da entidade, Erasmo Lucena, e a assistente social Dassaely de Sousa.
“Nosso programa só tem sucesso com a participação e o empenho de técnicos e assentados que nos passam as informações sobre as ações nos assentamentos e as experiências bem-sucedidas que merecem ser compartilhadas para inspirar outros agricultores”, afirmou Lima. “Sou apenas o mediador do programa”, destacou.

Outros programas de rádio
Além do programa Boa Tarde Camponês, que se destina ao público do Cariri e do Curimataú, a Cooptera mantém, desde o final de maio, o programa Bom Dia Rural, que é transmitido quinzenalmente, às 5h, por meio de duas emissoras de rádio.
Também com uma hora de duração, o programa é veiculado pela Rádio Rede Fé FM (102,7 MHz) de Campina Grande, o segundo maior município paraibano, com 400 mil habitantes, a 112 quilômetros de João Pessoa, e ainda pela Rádio Panati FM (93,9 MHz) do município de Patos, o quarto maior do estado, com 105 mil habitantes e distante cerca de 307 quilômetros da capital.
A produção e a apresentação do Bom Dia Rural também são do jornalista Marcos Lima. Para tornar o programa conhecido entre os assentados paraibanos, os técnicos da cooperativa têm realizado sua divulgação nos assentamentos assistidos pela entidade.

Ascom Incra/Paraíba - com informações da Cooptera.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB

Nenhum comentário: