sábado, 11 de julho de 2015

Presidente do Incra destaca papel da autarquia para o desenvolvimento rural


Foto: Reginaldo Felix de Aguiar

Com a mensagem de que o Incra tem desempenhado papel importante no desenvolvimento do meio rural brasileiro e que o futuro da instituição está relacionado à atuação comprometida de seus servidores e colaboradores, a presidente da autarquia, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, abriu as celebrações dos 45 anos de criação do Instituto, comemorados nesta quinta-feira (9). As atividades ocorreram na sede do Incra, em Brasília (DF).

No início da manhã, a presidente visitou as entidades representativas dos servidores que atuam no órgão: Associação dos Servidores da Reforma Agrária (Assera/DF), Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (Cnasi) e Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA). Maria Lúcia parabenizou a atuação em defesa do Incra e dos interesses dos servidores, ressaltando que a direção apoia os pleitos de recomposição da força de trabalho e de reestruturação das carreiras do órgão.

Na oportunidade, ela anunciou a criação de medalha comemorativa para homenagear os servidores que completaram 20, 30 e mais de 40 anos de trabalho na autarquia. “É o reconhecimento institucional de quem contribuiu uma vida inteira com o órgão e faz parte da história da instituição.”

Acompanhada do presidente substituto Leonardo Góes Silva e demais diretores, Lúcia Falcón esteve em todos os setores da sede para cumprimentar os servidores. Na Diretoria de Gestão Estratégica, destacou a dedicação de servidores e colaboradores no cumprimento das atribuições institucionais. “A participação de todos é importante e a construção de um novo futuro está em nossas mãos”, enfatizou.

Durante visita à Procuradoria Federal Especializada, Leonardo Góes lembrou que as ações executadas pelo órgão têm contribuído ao longo destes 45 anos para promover o desenvolvimento do meio rural brasileiro. “Executamos um trabalho nobre, de inclusão social e de geração de renda, que tem a contribuição de cada um dos servidores.”

Aprimoramentos

Na Diretoria de Desenvolvimento, Lúcia Falcón ressaltou a necessidade de repensar a atuação do Incra e de aprimorar procedimentos e rotinas para assegurar o cumprimento da missão institucional. Ela falou que as ações de desenvolvimento dos assentamentos devem considerar a gestão territorial das políticas públicas, o desenvolvimento de práticas agroecológicas e sustentáveis e o fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar com a agroindustrialização nos projetos de reforma agrária.

A presidente do Incra anunciou, durante almoço promovido pela Assera/DF, medidas para atender reivindicações dos servidores e suas entidades representativas. A primeira foi a assinatura de convênio com a Geap Saúde para a realização de exames periódicos na área de saúde ocupacional sem ônus para os servidores em todo o País e a criação de programa de saúde ocupacional visando qualidade de vida no ambiente de trabalho. Também confirmou a instalação de sala de atendimento para coleta de exames laboratoriais por profissionais indicados pela Geap e a implantação de posto de atendimento médico emergencial na sede.

Ao final do evento, ela assinou documento a ser encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) solicitando a reestruturação das carreiras do Incra no intuito de valorizar dos servidores.

Assessoria de Comunicação Social do Incra

Nenhum comentário: