quinta-feira, 9 de julho de 2015

Incra e BNDES discutem contratação de recursos para agroindustrialização de assentamentos


O encontro ocorreu na sede do BNDES no Rio de Janeiro - Foto: Flávio Freitas / Incra

A contratação de recursos para 32 projetos do Programa Terra Forte pautou a reunião da presidente do Incra, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, com o diretor de Infraestrutura Social, Meio Ambiente, Agropecuária e Inclusão Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), José Henrique Paim Fernandes, nesta segunda-feira (6). O encontro ocorreu na sede do banco no Rio de Janeiro (RJ) e contou com a presença do Diretor de Desenvolvimento do Incra, César Fernando Schiavon Aldrighi.

Lúcia Falcón apresentou os projetos selecionados que vão receber, até o final do ano, investimentos para apoiar a produção, a agroindustrialização e a comercialização de produtos em assentamentos da reforma agrária. Ela destacou que a implantação de agroindústrias fortalece as cadeias produtivas da agricultura familiar e contribui para o desenvolvimento social e econômico do País.

Os empreendimentos selecionados têm como foco as cadeias produtivas do cacau, café, caju, carne, coco, frutas diversas, grãos, hortifrutigranjeiros, leite e derivados, mandioca, mate e pimenta. Os projetos estão assim distribuídos por região: Sul (11), Sudeste (7), Nordeste (7), Centro Oeste (5) e Norte (2).

O Programa Terra Forte tem como meta assegurar a geração de renda com a agroindustrialização dos assentamentos e o desenvolvimento de atividades que valorizem a agroecologia, experiências e potencialidades locais. O comitê gestor tem a participação de representantes do Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), Secretaria Geral da Presidência da República, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Fundação Banco do Brasil, Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Assessoria de Comunicação Social do Incra

Nenhum comentário: