segunda-feira, 13 de julho de 2015

Brasil vai vender leite em pó para a Rússia

 
leite_em_poO mercado de leite em pó brasileiro vai ganhar um impulso. A partir de agora já é possível que a indústria do setor lácteo possa fazer a exportação do produto para a Rússia. Onze empresas brasileiras estão habilitadas pelo Ministério da Agricultura da Rússia para exportar leite em pó. Esta será a primeira vez que o Brasil venderá o produto à Rússia.
A previsão é de que, a médio prazo, mais de trezentas toneladas de leite em pó, possam ser encaminhadas a Rússia, segundo acredita a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos). Isso representa algo em torno de US$ 1,2 bilhões. Para o diretor executivo da entidade, Marcelo Costa Martins, a “superação da burocracia” e a credibilidade do sistema de defesa do Brasil foram “essenciais” para a conquista do setor.
O leite em pó fará parte de protocolo de prelisting entre as duas pastas, o que significa que empresas brasileiras poderão ser autorizadas a exportar sem necessidade de fiscalização prévia, desde que atendam aos requisitos da legislação daquele país. A autoridade russa averiguará quando julgar necessário.
Com a abertura para o leite em pó, conseguiremos inclusive alavancar a venda de outros produtos, como queijo e manteiga”, disse Marcelo Costa Martins. Em contrapartida, o Ministério da Agricultura concluiu as análises para liberar a importação de pescado e de trigo da Rússia, pedido que se arrastava na burocracia. Metade do trigo consumido no Brasil é comprada de outros países.

Nenhum comentário: