quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Vídeos destacam benefícios do Sistema Plantio Direto em áreas de cultivos de hortaliças


Desde o dia 13 de setembro último, quando foram colocados no endereço https://www.youtube.com/embrapa, já foram mais de 2000 visualizações, o que sinaliza um interesse crescente pelo tema, exposto em seis vídeos. Trata-se da tecnologia do Sistema Plantio Direto (SPD) e seus benefícios, onde se destaca a redução dos custos de produção e dos impactos ambientais nas áreas de cultivo de hortaliças.
São vídeos de curta duração, de 1 a 3 minutos, produzidos pela Embrapa Hortaliças, e sua concepção partiu do reconhecimento sobre a importância de disponibilizar uma ferramenta de fácil acesso, com conteúdo visual atrativo e linguagem simples e direta. “A ideia era, dentro da temática do Sistema Plantio Direto, produzir vídeos curtos, para não serem cansativos, com pontos específicos e que traduzissem o que já está comprovado: a tecnologia melhora a qualidade do solo, reduz a necessidade de consumo da água e constitui uma importante ferramenta de adaptação às mudanças climáticas”, explica o pesquisador Carlos Pacheco, idealizador dos vídeos juntamente com o pesquisador Nuno Madeira.
Pacheco lembra que o SPD tem sido, desde 2003, foco de vários projetos alinhados à temática, sendo que o projeto “Cultivo de Hortaliças em Sistema Plantio Direto”, em sua segunda fase, levou em consideração os eventos ocorridos na região serrana do Rio de Janeiro (2011/2012) que resultaram em grandes perdas – humanas e materiais. “Aquelas circunstâncias de fortes chuvas e deslizamentos de terra levaram a direcionar o foco do projeto para as regiões serranas do Brasil, e a ideia dessa ferramenta audiovisual surgiu nessa ocasião, por isso um dos seis vídeos traz essa abordagem contextualizada.
IMAGEM
Segundo Henrique Carvalho, do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Hortaliças, que assina o trabalho de editor dos seis vídeos, cada um aborda um viés dentro do Sistema Plantio Direto: “O primeiro contempla os princípios do SPD, o segundo mostra os efeitos do uso da tecnologia para a economia de água, o terceiro como ela age sobre o solo, o quarto sobre mudanças climáticas, o quinto mostra seus resultados nas regiões serranas e o sexto e último quais as perspectivas para reforçar o seu uso nas áreas de cultivo de hortaliças”, descreve Carvalho, que dividiu o trabalho com Paula Rodrigues (roteiro) e Carla Timm (locução).
Conheça os vídeos:
VÍdeo 1: Introdução ao Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH)

Vídeo 2: Benefícios do SPDH nos solos

Vídeo 3: SPDH e a economia de água para irrigação

Vídeo 4: SPDH e mudanças climáticas

Vídeo 5: SPDH na região serrana

Vídeo 6: Adção e perspectivas do SPDH

Nenhum comentário: