quarta-feira, 27 de setembro de 2017

SemiáridoShow 2017 é confirmado para novembro

Será entre os dias 7 e 10 de novembro que o município de Petrolina, no sertão de Pernambuco, vai se transformar novamente em palco da maior feira da agricultura familiar do Nordeste brasileiro. O SemiáridoShow chega à sua sétima edição com o grande desafio de apresentar alternativas para a convivência com a seca no momento em que a região enfrenta as consequências do sexto ano consecutivo de uma forte estiagem.
O evento é realizado a cada dois anos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que nesta edição conta, pela primeira vez, com a parceria do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares e Rurais do Município de Petrolina (Sintraf). A feira é aberta ao público e acontece em uma área da Embrapa, localizada na BR-428, Km 152, na zona rural de Petrolina.
No local, cerca de 12 hectares serão dedicados à demonstração de tecnologias implantadas no campo. Assim, os visitantes têm a oportunidade de conhecer, diretamente e na prática, os produtos e serviços gerados pela pesquisa, a exemplo de variedades de cultivos alimentares – como feijão, mandioca, milho e hortaliças –, de forrageiras – como sorgo, palma, gliricídia –, animais – caprinos, ovinos, bovinos e aves –, além de sistemas de captação de água, de irrigação, de planejamento, entre outra centena de soluções tecnológicas.
Em outro espaço do evento serão instalados estandes de instituições públicas e empresas privadas, e também uma feira onde cooperativas e associações de produtores familiares, comunidades indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária vão expor suas iniciativas e comercializar seus produtos. Um espaço será dedicado, ainda, ao
Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, uma ação do Governo do Estado da Bahia que visa gerar oportunidades de negócios e dar visibilidade aos produtos da agricultura familiar.
Ao longo dos quatro dias de feira, uma extensa programação de minicursos também irá possibilitar aos participantes ampliar os conhecimentos nas mais diversas áreas. Também serão realizados seminários englobando temas como turismo rural, cadeia produtiva da caprinovinocultura, gestão territorial de comunidades indígenas e quilombolas, assistência técnica e extensão rural, além de um evento voltado para apresentação e discussão das ações da Embrapa no Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal.
O chefe geral da Embrapa Semiárido, Pedro Carlos Gama da Silva, ressalta que o grande diferencial do SemiáridoShow é a possibilidade da sociedade encontrar, em um único local, um grande leque de tecnologias, informações e conhecimentos gerados pelas mais diversas instituições.  Segundo ele, a realização do evento é, também, um importante meio de discutir, junto ao poder público e às instituições presentes, as políticas públicas apropriadas para a região.
O SemiáridoShow conta com cerca de 20 Unidades de pesquisa da Embrapa, além do apoio e participação de diferentes Ministérios do Governo Federal, instituições de pesquisa e de assistência técnica e extensão rural dos governos estaduais, universidades e institutos de educação, ciência e tecnologia, empresas privadas do setor agropecuário, federações e confederações de agricultura, organizações não governamentais e movimentos sociais ligados à agricultura familiar.
A programação, as tecnologias que estarão expostas e outras informações do SemiáridoShow serão divulgadas no site www.embrapa.br/semiaridoshow e nos perfis da Embrapa nas redes sociais: 

Nenhum comentário: