quarta-feira, 20 de setembro de 2017

A importância de fazer acompanhamento dos gastos para ter lucro na pecuária de corte

gado de corteO produtor que quiser se manter na atividade da pecuária de corte e obter lucro deve primeiro se organizar e planejar sua atividade. Para isso deve escolher um bom programa de gerenciamento, seja ele eletrônico ou manual. O produtor pode usar programas de computador e também o método que utiliza fichas de papel. O objetivo é permitir ao produtor, com medidas simples, aumentar sua rentabilidade.
Dentre as alternativas, o produtor pode adotar dois programas de computador: o Controlpec e o Gerenpec, que são sistemas de fácil utilização e baixo custo desenvolvidos pela Embrapa Gado de Corte. Dentre outras finalidades, eles ajudam o produtor a controlar os gastos da propriedade e também indicam se ele está tendo lucro ou prejuízo com o negócio.

E para o produtor que não tem computador, a altenativa é fazer o acompanhamento dos gastos com fichas manuais, que podem ser usadas para registrar nascimento e morte de animais, pesagens, manejos e medicações. As anotações facilitam o trabalho do médico-veterinário que com o histórico do rebanho pode descobrir a origem de problemas sanitários.

Nenhum comentário: