quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Atividade de Campo orienta famílias sobre organização de canteiros e correção de solo

Preparação do canteiro de hortaliças (Foto: José Bezerra)
Preparação do canteiro de hortaliças 
Hoje foi dia de atividade de campo do Núcleo do Seapac da Região do Trairi, com sede em Santa Cruz, sob a responsabilidade da Agrônoma Marilene Moura. A atividade ocorreu na residência de Antônio Faustino, da Comunidade Rural Catolé, município de Lajes Pintadas. Um dos objetivos foi organizar e preparar um canteiro para plantio de hortaliças e verificar problemas com a produção de tomate. A atividade foi acompanhada por outros dois assessores do Seapac, que atuam nas áreas de comunicação e captação de recursos.
O trabalho envolveu 6 famílias acompanhadas com assessoria técnica do Seapac, através do Núcleo do Trairi. Todos visitaram e conheceram o quintal produtivo de seu Antônio Faustino, bastante diversificado, com cultivo de fruteiras, moringa, tomates, coentro, maracujá, pimentas, além de uma vazante onde ele produz batata, ração para animais, entre outros produtos do campo.
Em seguida, houve a escolha do local do canteiro, organização e preparação, com uso de adubo orgânico. Concluída a tarefa, as famílias conheceram a técnica da compostagem, que visa produzir adubo orgânico utilizando folhas secas de árvores, vegetação nativa verde, esterco de animais e outros restos de galhos secos de plantas. A orientação foi dada pelo técnico em agroecologia André Luiz, aluno da SERTA, atualmente fazendo estágio no Seapac. Antes da última atividade, houve um almoço partilhado, na residência de seu Antônio Faustino.
A última tarefa foi uma visita aos canteiros de produção de uma das famílias, que apresenta problemas nos frutos do tomate, que apodrecem enquanto ainda estão nas plantas. O objetivo foi identificar o problema e orientar a forma de tratamento para evitar o problema. “Não se trata de uma praga. Esse tipo de problema ocorre quando há carência de nutrientes no solo”, orientou a agrônoma Marilene. Ela orientou as famílias sobre como fazer a correção do solo, usando cinzas de fogão e farinha de osso e de casca de ovo.
Trab. de Campo, Sítio Catolé - 26 09 2017 (José Bezerra) (62) Trab. de Campo, Sítio Catolé - 26 09 2017 (José Bezerra) (67) Trab. de Campo, Sítio Catolé - 26 09 2017 (José Bezerra) (102) Trab. de Campo, Sítio Catolé - 26 09 2017 (José Bezerra) (103) Trab. de Campo, Sítio Catolé - 26 09 2017 (José Bezerra) (116) Trab. de Campo, Sítio Catolé - 26 09 2017 (José Bezerra) (122)




Nenhum comentário: