segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Produção de algodão na Bahia vai crescer 30% este ano

aldoão plantaçãoIsso deve acontecer por conta das chuvas bem distribuídas no estado da Bahia e que acabaram influenciando alta produtividade do algodão. Segundo associação dos produtores, o resultado da produção deve aumentar 30% em relação à última safra. O período positivo começou no fim do ano passado e durou até abril deste ano. O bom volume de chuvas, aliado aos manejos fitossanitários e tratos culturais eficientes, foram os principais responsáveis pela atual fase das lavouras. “A safra 2016/17 foi de aproximadamente 202 mil hectares, para a próxima, há projeções de 30% de incremento”, afirma Antônio Carlos, engenheiro agrônomo da Associação Baiana dos Produtores de Algodão.
Segundo o especialista, a média da safra anterior foi de 165 arrobas. Para esta são previstas 290, conforme constatam já com 55% de área colhida. As principais regiões produtoras do estado são oeste e sudoeste, onde ficam as maiores lavouras de algodão. “A Bahia tem um enorme potencial para a produção de algodão, sendo o maior estado do Nordeste em relação à produtividade da cultura e, junto com Mato Grosso, o maior do país também”, finaliza Antônio Carlos.

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, a chuva retorna na segunda quinzena de outubro e será mais um ano com a chuva favorecendo a safra de algodão na Bahia.

Nenhum comentário: