segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Como entender a produção agropecuária sem danos ao meio ambiente


agroecologia plantioPara esclarecimento, a agroecologia é uma área de conhecimento que está se consolidando no caminho para se estabelecer como uma ciência. O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), João Carlos Canuto, explica o que é agroecologia: “é um conjunto de princípios que pode ser aplicado a qualquer tipo de agricultura. No entanto, como exige o equilíbrio do sistema para que não haja doenças e pragas e para que a gente possa usar menos ou não utilizar agrotóxicos e produtos químicos, a agroecologia depende do aumento da biodiversidade”, destaca Canuto.
Segundo ele, qualquer agricultor que aumente a biodiversidade do sistema pode estar iniciando um processo de transição agroecológica. A redução do uso de agrotóxicos e substituição posterior por produtos naturais também são considerados passos para a transição agroecológica. “O auge dessa transição é o redesenho do sistema”, explica.
Ele explica, ainda, que a agroecologia, na prática, procura fomentar processos de produção não agressivos ao meio ambiente, como manejo ecológico de solos, cuidados com o uso da água e manejo sustentável da biodiversidade e que tenham potencial para a inclusão social como participação, oportunidades de trabalho e melhoria da renda.

Para o avanço da transição agroecológica, o conhecimento de tecnologias é estratégico. “É fundamental o investimento em pesquisa para dar solução aos vazios tecnológicos hoje existentes, como bem se fez com a agricultura convencional ao longo de mais de um século”, afirma

Nenhum comentário: