quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Representantes do Brasil e de países da América Latina discutem agroecologia em congresso



Foi aberto oficialmente na manhã desta terça-feira (12) o VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e o V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno. Cerca de quatro mil pessoas do Brasil e de países da América Latina participaram da abertura do evento, que segue até a próxima sexta-feira (15) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é um dos apoiadores da jornada.
Os eventos realizados conjuntamente reúnem pesquisadores acadêmicos; extensionistas; gestores de políticas públicas das três esferas; agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e suas organizações; movimentos sociais, organizações da sociedade civil, redes e fóruns de agroecologia, entre outros. Nesta edição foram inscritos mais de 2 mil trabalhos retratando experiências na área da agroecologia.
Para o presidente do Incra, Leonardo Góes, o evento possibilita o compartilhamento de conhecimento e experiências no campo da agroecologia. Ele salienta também a importância do papel do Incra na consolidação da matriz agroecológica na produção dos assentamentos da reforma agrária. “Por meio de nossos programas e ações contribuímos para a produção de alimentos agroecológicos promovendo assim a qualidade de vida dos brasileiros e a inclusão econômica dos agricultores assentados”.
Entre os temas que pautam o evento estão políticas públicas e conjuntura; mulheres e agroecologia; educação em agroecologia; construção do conhecimento agroecológico; campesinato e soberania alimentar; manejo de agroecossistemas e agricultura orgânica entre outros temas.
Casa da Reforma Agrária
O Incra participa do congresso com uma tenda temática chamada Casa da Reforma Agrária. No espaço, a autarquia montou uma mandala com produtos agroecológicos e orgânicos oriundos de assentamentos, instalou a exposição “Cronologia da Questão Agrária”, com um panorama histórico da ocupação do território brasileiro, e realiza ainda mostra de vídeos sobre empreendimentos exitosos em agroecologia desenvolvidos em assentamentos da reforma agrária. A visitação é gratuita e aberta ao público.
Pelo menos 21 empreendimentos da reforma agrária participam do congresso, com exposição de produtos na Feira Agroecológica e da Biodiversidade. Quem vistar o espaço podem comprar alimentos como frutas, verduras, farinhas, panificados, rapadura, melado, açúcar mascavo, doces, polpas e ovos caipira, entre outros. Além disso, o público vai encontrar artesanato com capim e com palha de milho, tecelagem, plantas medicinais e floricultura orgânica.

Nenhum comentário: