quinta-feira, 7 de setembro de 2017

O maior produtor de guaraná do Brasil é um estado nordestino

guaraná 1Apesar de ter se originado na Amazônia, a produção de guaraná no estado é considerada pequena e nem chega perto de atender a demanda das indústrias instaladas no estado e que utilizam o fruto como matéria-prima. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na safra de 2015, a produção total do estado foi de 662 toneladas. Enquanto isso, o maior produtor brasileiro de guaraná, que é o estado da Bahia, conseguiu colher no mesmo período 2.694 toneladas.
Para o pesquisador e economista da Embrapa Amazônia Ocidental José Olenilson Costa Pereira, a falta de uma organização da cadeia produtiva, a baixa adoção de tecnologias pelos produtores e dificuldades de logística explicam essa baixa produção no estado do Amazonas, entre outras causas.

Algumas iniciativas estão em desenvolvimento para ampliar a produção de guaraná no estado. Uma delas é o projeto de transferência de tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental que visa expandir a cultura na região metropolitana de Manaus. Nos meses de março e abril deste ano, mais de seis mil mudas de guaraná foram distribuídas e plantadas por produtores familiares de cinco municípios. As mudas de cultivares da Embrapa foram implantadas em 32 Unidades de Referência Tecnológicas (URTs), instaladas em 15 comunidades nos municípios de Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Manacapuru. No total, estão sendo implantados 20 hectares, com o plantio de 400 mudas de guaranazeiros por hectare.

Nenhum comentário: