O mês de agosto é conhecido como o mês das cobras. Mas, o ano de 2017, foi marcado por uma avalanche de serpente venenosas aqui na região central do estado. O BLOG entrevistou vários produtores rurais e todos foram unânimes em dizer que nunca viram em suas propriedades tantas serpentes venenosas. Muitos produtores rurais vem perdendo animais, principalmente bovinos, que são mais vulneráveis ao ataque das cobras. O produtor rural Gondemário Miranda, proprietário das fazendas ARIOSA E CANIVETE, no município de Fernando Pedroza, está perplexo com o aparecimento de tantas serpentes este ano. O mesmo me contou que já perdeu mais de 10 bovinos de leite e de corte no período.
A cascavel(foto) é a mais perigosa das serpentes. Tem aparecido com frequência nas fazendas e causado grandes prejuízos ao produtor rural.
A jararaca(foto) é a segunda cobra mais frequente na zona rural. Muito perigosa, ataca sempre de surpresa e tem um veneno mortal.
Estou postando esta matéria, hoje, porque ontem fui pegado de surpresa pelo meu morador, que a melhor vaca do curral, foi vítima do ataque de uma cobra. Não resistiu, como sempre, morreu dentro do curral. Fazer o que? Só perde quem tem. É lamentar e pedir a Deus proteção para esses animais indefesos. Mas, fica aqui o registro, a quem interessar possa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário