quinta-feira, 5 de abril de 2018

Uma mistura para ração barata mas que exige alguns cuidados

cana com uréiaÉ o uso da tecnologia de mistura da cana-de-açúcar com uréia. Essa ração vem sendo usada como base da alimentação bovina na época da seca, tornando-se uma opção mais rentável e barata para o produtor do que o uso da silagem de milho.
A cana-de-açúcar se destaca pela grande produção de matéria seca e energia. No entanto, ela é deficiente em proteína bruta, problema resolvido pela adição de uma fonte de nitrogênio não-protéico, no caso, a uréia. Com a adição desse elemento, o teor de proteína bruta da mistura fica em torno de 11%. Para completar a dieta do gado, há ainda a necessidade de se adicionar uma fonte de enxofre à mistura.
Os únicos cuidados que se deve ter com a mistura cana-de-açúcar com uréia é em relação ao período de adaptação dos animais, para evitar intoxicações, e ao preparo e armazenagem da mistura, para que não perca sua qualidade. Depois de pronta, a ração deve ser servida em pequenas quantidades inicialmente, até que os animais se adaptem aos novos ingrediente.

Segundo os pesquisadores da Embrapa Gado de Leite o uso dessa mistura, vem se expandido entre pequenos, médios e grandes produtores, com resultados positivos para todos, por ser uma tecnologia de simples adoção e baixo custo, portanto, bastante acessível.

Nenhum comentário: