quinta-feira, 26 de abril de 2018

Embrapa, 45 anos, focada no futuro da agricultura brasileira

Kátia Marsicano - Presidente fala sobre o futuro nos 45 anos da Embrapa
Presidente fala sobre o futuro nos 45 anos da Embrapa
Com transmissão para as unidades descentralizadas e auditório lotado com mais de 300 convidados - entre parlamentares, embaixadores, gestores públicos, pesquisadores, lideranças do agronegócio e do cooperativismo, empregados e colaboradores -, a Embrapa comemorou nesta terça-feira, 24, 45 anos. Depoimentos que buscaram valorizar a ciência, a inovação, a pesquisa e a tecnologia deram o tom à cerimônia que aconteceu no auditório da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF).
“Os anos vividos nós não os temos mais. O que temos são os anos que estão por vir”, foi assim que o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, abriu a cerimônia, fazendo menção ao físico e astrônomo Galileu Galilei, considerado o pai da ciência moderna. Para Lopes, o pensamento de Galileu sintetiza as reflexões que a Empresa tem feito. “O futuro é o nosso principal insumo, devemos a ele nossos esforços, recursos, debates e expectativas”, afirmou.
O presidente relembrou a época em que a Empresa foi criada, em 1973, quando o país  era importador de alimentos e que foi capaz de se tornar, nos últimos 20 anos, grande exportador, com um mercado de mais de 170 países consumidores. “Sabemos dos resultados dessa jornada. É no dia a dia e também nos meios de comunicação que acompanhamos os efeitos da contribuição conjunta de produtores, técnicos, cientistas, parceiros dos setores públicos e privados, para essa grande agricultura brasileira”, destacou. Uma contribuição, segundo Lopes, que se reflete na qualidade e diversidade de alimentos presentes à mesa dos brasileiros, no menor custo da cesta básica, em uma agricultura mais conectada com o meio ambiente, mais competitiva e que gera mais divisas para o Brasil.
Participaram do evento o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novack, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, o presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Orlando Melo de Castro, a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), e o deputado federal Evair Vieira de Melo (PP/ES), da Frente Parlamentar de Agricultura da Câmara e, na cerimônia, representando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ).
“A Embrapa completa 45 anos sabendo de sua importância no passado para a agricultura e a pecuária no Brasil e, consciente do seu papel para o futuro, vem se modernizando e se adequando para os novos tempos. O Brasil vai colher os frutos de tudo que vem sendo plantado pela Empresa nos próximos anos”, destacou Novack.

Nenhum comentário: