quarta-feira, 18 de abril de 2018


Emater-RN realiza oficinas na Expor Potengi 2018



Por meio de atividades voltadas para os agricultores familiares das regiões do Potengi e Trairi, a Emater-RN participa da Exposição Agropecuária do Potengi - 21º Expor Potengi 2018, no Centro de Eventos Agropecuários Francisco Bezerra de Brito, em São Paulo do Potengi. O evento ocorre do dia 17 a 22.

Além do Stand Institucional, com demonstrações de tecnologias e informações aos participantes, vai realizar, nos dias 17 e 18, diversas atividades, com o Curso de Derivados de Leite Caprino, na AABB, ministrado por técnicos dos municípios da Regional de São Paulo do Potengi.

No sábado, dia 22, a partir das 9h, serão ofertadas três oficinas: Reserva estratégica de alimentos (ensilagem e fenação); Barragens subterrâneas e Melhoramento genético.

Primeira oficina ‘Reserva estratégica de alimentos (ensilagem e fenação)’ tem como objetivo transmitir conhecimento teórico e prático sobre as principais técnicas de armazenamento de forragem para alimentar os rebanhos no período de estiagem. Voltada para os produtores assistidos pelos projetos Médios Produtores/MAPA e Dom Hélder/Anater.

Já a segunda oficina, ‘Barragens subterrâneas’ abordará a utilização dessa tecnologia na produção de forragem e na produção agrícola. Bem como, tratará das demais tecnologias, para conservação e preservação do solo (barramento e renque), que compõem o Projeto Segunda Água/MDS, política pública direcionada para os agricultores familiares.

A oficina ‘Melhoramento Genético Animal’, voltada para os agricultores familiares e pecuaristas, explanará sobre as novas exigências e mudanças na demanda pelo consumidor; aplicação dos avanços tecnológicos para aumentar a eficiência no processo produtivo; a competitividade e tendências do mercado.

Em parceria com a Emparn será ministrada a oficina de ‘Palma Forrageira’ como forma de alimentação animal, e uso da palma resistentes a cochonilha do carmim.

O evento faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias e Pesqueiras realizado pelo Governo do Estado, por meio Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, com o apoio do Programa Governo Cidadão, financiado pelo Banco Mundial. O Circuito é promovido e realizado em parceria com os seguintes órgãos e instituições: Emparn, Emater-RN, Idiarn, Ceasa, AGN, Anorc, Ancoc, Aclap, ANCC, ABCC, BB, BNB, Sebrae/RN e, Sistema CNA, Faern e Senar.NA, Faern e Senar.

Nenhum comentário: