quarta-feira, 18 de abril de 2018

Encontro Regional de Formação em Cooperação Internacional para Promoção da Agroecologia e Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN)
Com o objetivo de promover ações de capacitação de dirigentes sindicais, lideranças de base e técnicos do sistema CONTAG, em formulação e implementação de políticas públicas para a agricultura familiar, a Confederação através da sua Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais, e Secretaria de Política Agrícola, tem realizado Encontros Regionais de Formação em Cooperação Internacional para Promoção da Agroecologia e Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), por todo o Brasil.
 
Os Encontros já foram realizados nas Regionais Sudeste e Centro-Oeste. Os próximos serão na Regional Nordeste, que foram divididos em duas etapas, Nordeste I, de 24 e 25 de abril, em Maceió AL, e Nordeste II, de 26 e 27 de abril, em Fortaleza CE. O penúltimo Encontro acontece no Norte, de 3 e 4 de maio, em Belém PA; e o último será na Regional Sul, de 14 e 15 de maio, em Florianópolis SC. 
 
 
Na pauta, entram para o debate os temas do: Comércio Internacional; Ações da CONTAG e da COPROFAM em espaços de diálogo, como a REAF MERCOSUL; Agricultura Familiar na OMC e nos Acordos Bilaterais UE – MERCOSUL; Papel da Agricultura Familiar na SSAN e o fortalecimento da produção agroecológica para os mercados emergentes; e os Critérios, limites e oportunidades para a produção familiar nos mercados atuais. 
 
No Sudeste, segunda Regional a realizar o Encontro, o debate aconteceu durante a 12ª Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais (AGRIMINAS), e contou com a presença da Diretoria da CONTAG, de representações da Regional Sudeste e da FETAEMG.
 
“Na Regional Sudeste, assim como no Centro-Oeste, os Encontros têm sido muito exitosos, com uma grande participação dos(as) dirigentes e funcionários(as) do Movimento Sindical que estão  esclarecendo várias dúvidas referentes ao fortalecimento da Agricultura Familiar no âmbito nacional e internacional, que perpassam pela organização da produção, acesso à políticas publicas e a organização da produção familiar”, ressalta vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG Alberto Ercílio Broch.
 
  
Alberto, ainda destaca que as politicas públicas conquistadas para o meio rural brasileiro são frutos da força que a CONTAG vem mantendo junto a FAO, o FIDA, entre outros organismos internacionais.
 
Para o secretário de Política Agrícola da CONTAG Antoninho Rovaris, os Encontros: “estão permitindo que os(as) participantes possam compreender e traçar melhores estratégias de ocupação nos mercados institucionais e gerais, tanto no âmbito nacional como internacional, sobretudo no Mercosul”.
 
 
Antoninho, ainda afirma que todas as discussões: “são estratégicas para levarmos até os mercados a nossa cultura da agricultura familiar que prima por uma produção de alimentos  saudáveis, variados e com respeito ao meio ambiente, ou seja, totalmente diferenciada da produção das grandes empresas da Agricultura”, ressalta. 
FONTE: Comunicação CONTAG

Nenhum comentário: